Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Evasão da escola na idade regular e o retorno para a Educação de Jovens e Adultos
Autor:
CHAGAS, Ivaldir Donizetti das.
Orientador:
Rosimeire Aparecida Soares Borges
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Evasão da escola na idade regular e o retorno para a Educação de Jovens e Adultos
Assunto:
1. Evasão da escola na idade regular. 2. Educação de Jovens e Adultos. 3. Fatores motivadores da evasão. 4. Ensino Médio.
Ano de Defesa:
2021
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”
Resumo:
Na atualidade, muitos jovens e adultos que evadiram da escola em idade regular estão retornando para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade de ensino que enfrenta muitos desafios no processo de inclusão de todos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade regular. Esse cenário motivou esta investigação, que teve como objetivo investigar os fatores que levam alunos do ensino médio em idade regular à evasão e ao posterior retorno para a conclusão desse nível de ensino na Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa qualitativa e exploratória tem como fundamento estudos sobre essa temática e está respaldada na legislação vigente sobre o ensino médio e a EJA. Além do estudo bibliográfico e documental, foi feita uma pesquisa de campo em uma escola estadual do sul de Minas Gerais, com realização de um curso com os alunos da EJA ensino médio da escola pesquisada. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário a esses alunos da EJA. Os resultados mostram que os alunos pesquisados evidenciaram fatores internos e externos à escola que causam a evasão do ensino médio em idade regular. Como fatores internos, destacaram: a dificuldade de aprendizagem, dificuldade na organização do tempo, cansaço por estudar no período noturno e a reprovação; e como fatores externos salientaram: a carga horária maçante de trabalho, problemas pessoais, necessidade de trabalhar, necessidade de ajudar a família, cansaço por estudar no período noturno, falta de apoio da família e mudança de residência. São resultados que estão em consonância com a literatura sobre essa temática e que apontam para a necessidade de adequação curricular nesse nível de ensino, de políticas públicas integradoras e de inclusão que venham possibilitar a melhoria da condição social e econômica das famílias e mediar situações vividas pelos alunos no sentido de minimizar as ocorrências da evasão. Os alunos pesquisados também apontaram fatores internos à escola que desencadearam a volta deles para a o ensino médio na EJA, como o período de integralização reduzido e o interesse em concluir o ensino médio; e fatores externos para esse retorno, como a perspectiva de bom emprego, perspectiva de um futuro melhor, perspectiva de ingresso em curso superior, necessidade de formação para o trabalho e perspectiva de prestar concurso. Em suma, a EJA vem possibilitar uma oportunidade mais ampla que a conclusão do ensino médio, a formação de identidade e o desenvolvimento das potencialidades humanas em todas as dimensões.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Evasão da escola na idade regular. 2. Educação de Jovens e Adultos. 3. Fatores motivadores da evasão. 4. Ensino Médio.
Palavras-Chave EN:
Dropout from school at regular age. Youth and Adult Education. Motivating factors for evasion. High school