Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Autoavaliação institucional: a percepção dos resultados sob o olhar das competências preconizadas por Philippe Perrenoud
Autor:
Ribeiro, Michele Martins Silva
Orientador:
Nelson Lambert de Andrade
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Autoavaliação institucional: a percepção dos resultados sob o olhar das competências preconizadas por Philippe Perrenoud
Assunto:
1. Autoavaliação. 2. Competências. 3. Educação. 4. Políticas.
Ano de Defesa:
2021
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”
Resumo:
Para demonstrar o conteúdo abordado nesta dissertação, apresentamos que a responsabilidade pela qualidade do ensino superior não deve ser somente administrada pelo Estado, mas da competência de todos que estão ligados ao conceito educacional. Um conceito que também traz um anseio pessoal, visto que a instituição objeto de pesquisa, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, traz como missão a excelência na qualidade educacional atrelada a uma formação crítico social do aluno. Este trabalho teve como objetivo geral - atribuir nova reflexão aos resultados apresentados no relatório de autoavaliação institucional, com base na descrição das competências definidas por Perrenoud em similaridade às dimensões, proporcionando assim, uma nova forma de análise com vistas à melhoria na qualidade do ensino superior e como objetivos específicos: estabelecer por meio da história brasileira o motivo da implantação de programas de controle para melhorar a qualidade do ensino superior; fazer um paralelo entre os conceitos das dimensões do SINAES frente às competências definidas por Perrenoud com a finalidade de estabelecer similaridades; relacionar entre si os resultados da autoavaliação do IFSULDEMINAS disponibilizados no site institucional, no período compreendido entre 2014 e 2018, apresentando os pontos fortes e fracos destacados; e, por fim, mapear os resultados anteriores de acordo com as competências evidenciadas por Philippe Perrenoud. A pesquisa bibliográfica foi desenvolvida com base em artigos, livros, teses e dissertações, elaborados pelos seguintes estudiosos acadêmicos: (DELORS, 1998; DIAS SOBRINHO, 2008; PERRENOUD, 1999, 2001, 2002), entre outros. Foi elaborada também uma pesquisa documental pautada da legislação que regulamenta o sistema de avaliação do Ensino Superior brasileiro e nos relatórios da autoavaliação do IFSULDEMINAS. O foco desta pesquisa está no relatório da avaliação interna, especificamente nas dimensões em similaridade às competências trazidas por Philippe Perrenoud, a fim de proporcionar uma reflexão sobre a democratização do acesso, compromissos e responsabilidades da instituição, conforme Lei 10.861/2004. Após análise pode-se concluir que as competências proporcionam um olhar didático às dimensões, bem como à análise dos relatórios. Após mapeamento, fez-se as seguintes considerações: as competências ligadas à formação individual, cooperação mútua e ampliação do conhecimento tiveram melhora durante o período estudado; já aquelas ligadas ao conhecimento dos objetivos e metas, à transparência e aproximação da equipe de gestão tiveram potencialidades apresentadas, mas ainda precisam de intervenção em fragilidades elencadas nos relatórios. Mas, as competências que trazem como base a comunicação e engajamento social devem ser abordadas como desafios a fim de se construir um processo de proximidade e comprometimento entre a instituição e a comunidade que a compõe.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Autoavaliação. 2. Competências. 3. Educação. 4. Políticas.
Palavras-Chave EN:
Self-assessment. Skills. Education. Policies.