Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Contribuições de Tomás de Aquino para a educação: um olhar da história cultural

Autor:

RODRIGUES, Rafael Henrique.

Orientador:

Rosimeire Aparecida Soares Borges

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Contribuições de Tomás de Aquino para a educação: um olhar da história cultural

Assunto:

1. Tomás de Aquino. 2. Educação Brasileira. 3. Estado da Arte

Ano de Defesa:

2021

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”

Resumo:

A história cultural investiga como os vários modos de significação são construídos pelos diferentes grupos sociais, mostrando os pontos de seu entendimento e de que maneira se pode compreender uma realidade social diante das diversas cosmovisões sob a lente do tempo e do espaço. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi investigar as contribuições de Tomás de Aquino na área educacional considerando, como fonte essencial, a obra De Magistro. Como complemento, foram considerados artigos e dissertações, publicados entre os anos de 2006 e 2019, que abordam sobre Tomás de Aquino e a educação. Trata-se de um estudo qualitativo e bibliográfico, fundamentado na história cultural proposta por Chartier (1991) e na relevância dos documentos monumentos de Le Goff (1996). Chartier (1991) auxiliou compreender que a obra De Magistro de Tomás de Aquino reflete suas apropriações dos escritos e representações inscritas nos textos, majoritariamente, de Aristóteles, Santo Agostinho e Sagradas Escrituras. As análises mostraram que a obra De Magistro traduz o pensamento de Tomás de Aquino que vai ao encontro de tudo aquilo que se apresentava como novo, diálogo com o não congruente, compreensão e certeza pessoal de como se dava o ensino, os papéis do mestre e do aprendiz e a relação deles com as conclusões da ciência, o conhecimento. No olhar pedagógico de Tomás de Aquino, o aluno é sujeito na construção da própria aprendizagem, configurando-se, assim, como o agente principal na educação e o professor é o agente instrumental que auxilia o aluno na construção do conhecimento. Nesse cenário, o papel do mestre, que tem o conhecimento em ato, está articulado a uma proposta de educação para o aprendiz, que tem o conhecimento por descoberta, sendo o aluno o protagonista do processo educativo. Em suma, a dimensão histórico-cultural, dada nesta investigação à obra De Magistro de Tomás de Aquino, merece ainda atenção no âmbito da educação por parte dos pesquisadores e educadores, o que pode trazer benefícios em um momento em que a sociedade contemporânea enfrenta desafios em relação à formação dos alunos para uma vida mais humanizada. Nessa perspectiva, entende-se que oportunidades de investigação podem ser exploradas, como a releitura de outras obras desse filósofo, cujas apropriações podem contribuir para a construção de novas representações que, apropriadas, podem subsidiar o enfrentamento de desafios na educação para a humanização.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Tomás de Aquino. 2. Educação Brasileira. 3. Estado da Arte

Palavras-Chave EN:

Tomás de Aquino. Education. De Magistro. The Cultural History.