Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Formação de Professores na Bahia para Inclusão do Idoso na Educação de Jovens e Adultos

Autor:

SOUZA, Arivaldo Ferreira de.

Orientador:

Rosimeire Aparecida Soares Borges

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Formação de Professores na Bahia para Inclusão do Idoso na Educação de Jovens e Adultos

Assunto:

1. Formação inicial de professores. 2. Estatuto do idoso. 3. Educação de Jovens e Adultos.

Ano de Defesa:

2019

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”

Resumo:

O aumento da expectativa de vida da população brasileira tem levado muitos idosos a retornar às escolas para prosseguimento de seus estudos. Dessa forma, houve uma mudança no perfil de alunos da EJA, o que tem desafiado os professores que atuam com esses estudantes pela diversidade de público que têm nessas aulas. Assim, o objetivo geral deste estudo é investigar a construção do currículo dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Letras e Matemática, com a finalidade de compreender se consideram as orientações do Estatuto do Idoso na formação de professores para atuarem na EJA na perspectiva da educação ao longo da vida. Este estudo fundamenta em Sacristán (2000) e Arroyo (2011) e foi realizado em uma universidade pública no estado da Bahia. Trata-se de um estudo qualitativo com análises das diretrizes curriculares nacionais para cada curso e dos projetos pedagógicos das licenciaturas pesquisadas. Além disso, foi aplicado um questionário com foco em conhecer as concepções de professores e alunos desses cursos sobre a presença da EJA nos currículos e nas práticas pedagógicas dessas licenciaturas, em específico, direcionada para a inclusão do idoso na escola básica. Este estudo permite afirmar que, embora os documentos legais preconizem e garantam o direito dos idosos à uma educação que os inclua, os currículos dos cursos de licenciatura investigados nessa pesquisa ainda não contemplam essa inclusão conforme direito garantido a esse público pela legislação e, segundo os alunos e professores pesquisados, em consequência, sem respaldo curricular, atividades formativas para os futuros docentes atuarem com idosos na EJA ainda são escassas.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Formação inicial de professores. 2. Estatuto do idoso. 3. Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-Chave EN:

Initial teacher education. Youth and Adult Education. Inclusion of the elderly in the EJA.