Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

A arte mágica e a educação: uma história de vida

Autor:

SALLES, Luan Vizotto Bueno.

Orientador:

Rosimeire Aparecida Soares Borges

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

A arte mágica e a educação: uma história de vida

Assunto:

1. Arte mágica. 2. Educação. 3. Concepções de educandos.

Ano de Defesa:

2019

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

“Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação”

Resumo:

Este estudo foi realizado com o apoio financeiro da Fapemig e teve por objetivo investigar a relação existente entre a arte mágica e a educação a partir da experiência do pesquisador deste estudo como “mágico” em projetos realizados em espaços de educação formal, informal e não formal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória que contou com um estudo teórico acerca da arte mágica, do artista mágico, da arte e da educação formal, não formal e informal em perspectiva da história cultural. Como procedimentos metodológicos foram realizadas apresentações e oficinas de arte mágica com educandos do Acampamento Paiol Grande, da Casa Lumière (espaços de educação não formal), do armazém São Bento (espaço de educação informal), de escolas municipais e de uma universidade (espaços de educação formal). Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário abordando as concepções dos pesquisados sobre a relação arte mágica e educação, com participação de vinte e cinco educandos desses diferenciados ambientes. A escrita do memorial autobiográfico contribuiu para reflexões do artista mágico pesquisador sobre sua própria experiência na educação servindo-se das diversas características da arte mágica para a construção do conhecimento pelos educandos. Os pesquisados mostraram compreender que há espaço para interlocução entre a arte mágica e a educação e referiram a possibilidades de utilização da arte mágica como uma ferramenta educativa. No entanto, não há como afirmar, a partir desta pesquisa como a arte mágica deve entremear a educação para gerar todos os benefícios que foram elencados, tanto pelos teóricos, quanto pelos pesquisados e de acordo com a experiência do artista mágico pesquisador, a arte mágica tem um potencial significativo se utilizada na educação.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Arte mágica. 2. Educação. 3. Concepções de educandos.

Palavras-Chave EN:

Magic Art. Non-formal education. Formal education, informal education. Autobiographical approach. Student perception.