Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Tecnologias digitais de informação e comunicação em Instituição de Ensino Superior: um estudo das percepções docentes

Autor:

ARAÚJO, Dimas Dias de

Orientador:

Rosimeire Aparecida Soares Borges

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Tecnologias digitais de informação e comunicação em Instituição de Ensino Superior: um estudo das percepções docentes

Assunto:

1. TDIC. 2. Ensino Superior. 3. Percepções de professores.

Ano de Defesa:

2019

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

O presente estudo teve por objetivo investigar a implementação das Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em uma Instituição de Ensino Superior (IES) do sul de Minas Gerais e as percepções dos docentes que atuam nessa IES sobre a utilização dessas tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem. Para sua consecução, esta pesquisa de abordagem qualitativa foi fundamentada em teóricos que tratam da formação do docente para atuação no ensino superior com as TDIC como Kenski (2015), sobre cultura digital como Lévy (2010) e sobre a aprendizagem na era das tecnologias digitais conforme Valente (2014), dentre outros. Também foi realizada uma pesquisa de campo com quarenta e cinco docentes que atuam na IES pesquisada, aos quais foi aplicado, como instrumento para coleta de dados, um questionário Google Forms e os dados foram analisados usando o MaxQqda e com base em Bardin (2016). Este estudo permite afirmar que, no plano dos currículos dos cursos estudados, a presença das TDIC ainda é um tanto incipiente, o que decorre, muitas vezes, da dificuldade dos professores em utilizar essas tecnologias em suas aulas. Os docentes pesquisados apresentaram diferenciadas percepções sobre o uso das TDIC na prática pedagógica nessa IES. De forma incisiva, a preocupação desses professores com diferenciados aspectos relacionados às aulas que ministram está voltada especialmente aos alunos, como a possibilidade de interação, de motivação, de interesse pelas aulas, de serem protagonistas e avaliados considerando esse contexto de presença das TDIC. Em relação a si próprios, suas percepções refletiram a necessidade de formação pedagógica e tecnológica para a atuação com essas tecnologias e o descompasso que há entre o conhecimento que possuem sobre as TDIC e o conhecimento dos alunos sobre essas ferramentas; a necessidade de conseguirem utilizar as TDIC para aproximação da teoria abordada e a aplicação prática dos conceitos estudados e o apoio da IES para essa implementação. Em suma, este estudo mostrou que a presença dessas tecnologias nas aulas está diretamente relacionada a aspectos como a infraestrutura oferecida pela IES, a formação docente para o uso das TDIC, a aceitação pelos alunos das TDIC e a garantia de espaço dada pelos currículos dos cursos, de modo que o uso dessas TDIC nas aulas possa influenciar positivamente na formação dos alunos no nível superior de ensino.

Palavras-Chave PT-BR:

1. TDIC. 2. Ensino Superior. 3. Percepções de professores.

Palavras-Chave EN:

Teacher conceptions, Higher education, Digital Information and Communication Technologies, Curriculum.