Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Metodologia ativa no ensino a distância (EaD) em cursos de graduação um enfoque na expansão e na evasão
Autor:
Soares, Andreza Lima Rocha.
Orientador:
Neide Pena
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Metodologia ativa no ensino a distância (EaD) em cursos de graduação um enfoque na expansão e na evasão
Assunto:
1. Ensino Superior. 2. EaD. 3. Metodologias ativas. 4. Expansão. 5. Evasão.
Ano de Defesa:
2019
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
O estudo vincula-se à linha de pesquisa Formação do Profissional Docente e das Práticas Educativas no Mestrado em Educação da Univás. O problema se insere no âmbito da Educação a Distância (EaD) e se refere ao uso de metodo-logias ativas nessa modalidade de ensino, com foco na expansão e evasão. Questiona-se: quais são as principais características das metodologias ativas no ensino superior? Como as metodologias ativas podem contribuir para dimi-nuir a evasão no ensino superior na modalidade EaD? A pesquisa teve como objetivo central identificar, nas chamadas metodologias ativas, elementos que substanciem potenciais de fixação dos estudantes nos cursos EaD, a partir de resultado de práticas destas metodologias no modelo presencial, seja via tec-nologias ou seja via mudanças nas relações educativas entre os sujeitos envol-vidos na modalidade EaD. A metodologia adotada utilizou métodos mistos, com enfoque na abordagem qualitativa, e se deu por meio da revisão da literatura sobre as temáticas abordadas e da pesquisa documental, tendo como recorte temporal a última década da EaD no Brasil (2008-2017). A modalidade EaD é uma forma de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias, que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes e separa-dos, que obteve uma forte expansão na última década (149,50%), entretanto, apresentou alto índice de evasão (69,97%), considerado alarmante no ano de 2017 (76,51%). Os resultados da pesquisa revelaram que as sugestões, profe-ridas pelos especialistas da área, não surtiram ainda resultados efetivos, no sentido de estimular a permanência dos alunos no curso até a sua conclusão. Por isso, é preciso lembrar que o papel da universidade, enquanto instituição centrada no tripé ensino, pesquisa e extensão, se estende para além da cate-goria permanência no curso. Ela é responsável pela formação de profissionais reflexivos, capazes de agir crítica e concretamente na sociedade em que estão inseridos; ser capaz de transformá-la pelo ensinar e o aprender e pela pesquisa como um princípio educativo. O trabalho apresenta elementos e contribuições a respeito das metodologias ativas na modalidade educacional EaD, capazes de provocar discussões e reflexões para enfrentar o desafio de superar o alto índi-ce de evasão, identificado, conforme os dados do Censo Educacional, ao longo da década pesquisada. Com este trabalho, espera-se enriquecer a literatura sobre o ensino e a aprendizagem na modalidade EaD e contribuir para a me-lhoria da qualidade da educação e para democratização do ensino superior.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Ensino Superior. 2. EaD. 3. Metodologias ativas. 4. Expansão. 5. Evasão.
Palavras-Chave EN:
Higher Education. E-learning – Distance Learning. Active methodo-logies. Expansion. Evasion.