Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Metodologia ativa no ensino a distância (EaD) em cursos de graduação um enfoque na expansão e na evasão

Autor:

Soares, Andreza Lima Rocha.

Orientador:

Neide Pena

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Metodologia ativa no ensino a distância (EaD) em cursos de graduação um enfoque na expansão e na evasão

Assunto:

1. Ensino Superior. 2. EaD. 3. Metodologias ativas. 4. Expansão. 5. Evasão.

Ano de Defesa:

2019

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

O estudo vincula-se à linha de pesquisa Formação do Profissional Docente e das Práticas Educativas no Mestrado em Educação da Univás. O problema se insere no âmbito da Educação a Distância (EaD) e se refere ao uso de metodo-logias ativas nessa modalidade de ensino, com foco na expansão e evasão. Questiona-se: quais são as principais características das metodologias ativas no ensino superior? Como as metodologias ativas podem contribuir para dimi-nuir a evasão no ensino superior na modalidade EaD? A pesquisa teve como objetivo central identificar, nas chamadas metodologias ativas, elementos que substanciem potenciais de fixação dos estudantes nos cursos EaD, a partir de resultado de práticas destas metodologias no modelo presencial, seja via tec-nologias ou seja via mudanças nas relações educativas entre os sujeitos envol-vidos na modalidade EaD. A metodologia adotada utilizou métodos mistos, com enfoque na abordagem qualitativa, e se deu por meio da revisão da literatura sobre as temáticas abordadas e da pesquisa documental, tendo como recorte temporal a última década da EaD no Brasil (2008-2017). A modalidade EaD é uma forma de ensino e aprendizagem mediada por tecnologias, que permitem que o professor e o aluno estejam em ambientes físicos diferentes e separa-dos, que obteve uma forte expansão na última década (149,50%), entretanto, apresentou alto índice de evasão (69,97%), considerado alarmante no ano de 2017 (76,51%). Os resultados da pesquisa revelaram que as sugestões, profe-ridas pelos especialistas da área, não surtiram ainda resultados efetivos, no sentido de estimular a permanência dos alunos no curso até a sua conclusão. Por isso, é preciso lembrar que o papel da universidade, enquanto instituição centrada no tripé ensino, pesquisa e extensão, se estende para além da cate-goria permanência no curso. Ela é responsável pela formação de profissionais reflexivos, capazes de agir crítica e concretamente na sociedade em que estão inseridos; ser capaz de transformá-la pelo ensinar e o aprender e pela pesquisa como um princípio educativo. O trabalho apresenta elementos e contribuições a respeito das metodologias ativas na modalidade educacional EaD, capazes de provocar discussões e reflexões para enfrentar o desafio de superar o alto índi-ce de evasão, identificado, conforme os dados do Censo Educacional, ao longo da década pesquisada. Com este trabalho, espera-se enriquecer a literatura sobre o ensino e a aprendizagem na modalidade EaD e contribuir para a me-lhoria da qualidade da educação e para democratização do ensino superior.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Ensino Superior. 2. EaD. 3. Metodologias ativas. 4. Expansão. 5. Evasão.

Palavras-Chave EN:

Higher Education. E-learning – Distance Learning. Active methodo-logies. Expansion. Evasion.