Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Atividade física escolar: contexto histórico, contemporaneidade, neurogênese e cognição
Autor:
SILVA, Bruno Ricardo da.
Orientador:
Prof. Dr. Ronaldo Júlio Baganha.
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Atividade física escolar: contexto histórico, contemporaneidade, neurogênese e cognição
Assunto:
1. Atividade física. 2. Fator neurotrófico derivado do cérebro. 3. Neurogênese. 4. Aprendizagem. I. Baganha, Ronaldo Júlio (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. III. Atividade física escolar: contexto histórico, contemporaneidade, neurogênese e cognição.
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
As aulas de Educação Física escolar são vistas por muitos alunos e professores apenas como um momento de lazer, não que não tenha que ser, mas muito mais do que apenas um lazer, tem sido sugerido importantes efeitos neurobiológicos com impactos positivos sobre o processo cognitivo. Conhecer o contexto histórico da chegada da Educação Física na escola, as propostas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e seus efeitos positivos sobre a cognição é essencial para que a disciplina de Educação Física possa ser valorizada dentro da escola. O objetivo do presente estudo foi avaliar por meio de uma revisão de literatura sobre a atividade física escolar, seu contexto histórico, contemporâneo e importância para os processos cognitivos. Após revisão de literatura apresenta-se que no início do século XX, a Educação Física foi apresentada não como um modelo de cuidado da saúde pública, mas igualmente como uma forma de aperfeiçoar e eugenizar a raça brasileira, sendo neste período coordenado pelo exército brasileiro. Em meados de 1970 a Educação Física escolar, segundo direcionou-se para a preparação para o desporto de desempenho e pelo Decreto 69.450/71, a Educação Física se consolidou no currículo escolar, permanecendo até hoje integrado em todos os níveis de ensino como atividade escolar regular. Atualmente e com a evolução científica observa-se estudos que relacionam algumas respostas neurobiológicas a prática regular de atividades físicas, como a Neuroplasticidade, neurogênese e cognição. Assim muito mais do que uma mera atividade de lazer e ludicidade, a Educação Física escolar assume um importante papel no processo de aprendizagem.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Atividade física. 2. Fator neurotrófico derivado do cérebro. 3. Neurogênese. 4. Aprendizagem. I. Baganha, Ronaldo Júlio (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. III. Atividade física escolar: contexto histórico, contemporaneidade, neurogênese e cognição.
Palavras-Chave EN:
Physical activity. Brain Derived Neurothrophic Factor. Neurogenesis. Learning.