Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Ansiedade na adolescência: um estudo no ensino médio integrado

Autor:

Martins, Cybele Maria dos Santos.

Orientador:

Prof.ª Dr.ª Neide de Brito Cunha.

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Ansiedade na adolescência: um estudo no ensino médio integrado

Assunto:

1. Ansiedade. 2. Adolescência. 3. Ensino Médio Integrado. I. Cunha, Neide de Brito (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. III. Ansiedade na adolescência: um estudo no ensino médio integrado.

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

A ansiedade, reação natural do ser humano e a que todas as pessoas estão expostas, cumpre uma função adaptativa e, por vezes, essencial à sobrevivência. Contudo, as suas reações podem se tornar extremas, trazendo prejuízos ao indivíduo. Os sintomas da ansiedade tornaram-se muito frequentes atualmente, chegando a atingir até 20% do público adolescente. Não só na esfera familiar ou social, a ansiedade está comumente presente no ambiente escolar do adolescente, principalmente frente a determinadas situações, como as avaliações. Em se tratando do Ensino Integrado, um sistema no qual o estudante realiza dois cursos conjuntamente, os sintomas ansiosos e outros problemas de ordem psíquica também são recorrentes. Dessa forma, o presente estudo objetivou verificar a frequência dos sintomas ansiosos de estudantes do ensino médio e averiguar se há diferenças nos níveis de sintomas ansiosos entre os sexos, os anos escolares, as idades e os cursos dos participantes, além de levantar suas características pessoais. Participaram da pesquisa 257 estudantes, de ambos os sexos, com idades entre 14 e 18 anos, matriculados nos 1os, 2os e 3os anos do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, nas áreas de Administração, Edificações e Informática, de uma instituição pública de ensino de uma cidade sul mineira. Os instrumentos utilizados para aferir os níveis de sintomas ansiosos foram a Escala de Ansiedade do Adolescente – EAA (BATISTA, 2007) e a Escala de Ansiedade de Auto Avaliação de Zung – SAS (CRUZ, 2008), além do Questionário Pessoal para o levantamento das características pessoais. Os resultados apontaram que os níveis de ansiedade dos participantes foram considerados normais. Com relação aos sexos, as estudantes do sexo feminino apresentaram maior nível de ansiedade. Não foram encontradas diferenças relevantes nos níveis ansiosos entre os anos escolares ou entre as idades dos participantes. Com relação à diferença entre os cursos, o Curso Técnico em Administração apresentou maior nível de ansiedade, seguido pelo Curso Técnico em Edificações e pelo Curso Técnico em Informática. Os resultados do Questionário Pessoal contribuíram para as análises quantiqualitativas das Escalas. Foi possível perceber que a ansiedade é um tema complexo, que não envolve apenas dados clínicos ou estatísticos – questões como a subjetividade e a suscetibilidade emocional fazem a diferença entre o que pode ser considerado normal ou não. O contexto escolar, como fator protetivo ou como agente ansiogênico também ficou evidente.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Ansiedade. 2. Adolescência. 3. Ensino Médio Integrado. I. Cunha, Neide de Brito (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. III. Ansiedade na adolescência: um estudo no ensino médio integrado.

Palavras-Chave EN:

Anxiety. Adolescence. Integrated High School.