Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Educomunicação para a formação de profissionais do ensino superior fundamentada na inteligência competitiva
Autor:
Azevedo, Daniela Coutinho Pereira Alves.
Orientador:
Prof. Dr. Nelson Lambert de Andrade
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Educomunicação para a formação de profissionais do ensino superior fundamentada na inteligência competitiva
Assunto:
1. Educomunicação. 2. Ensino Superior. 3. Inteligência Competitiva. 4. Formação de Professores. 5. Profissionais da Educação. I. Lambert-de-Andrade, Nelson (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS.
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
O presente trabalho com o título “Educomunicação para a formação de profissionais do ensino superior fundamentada na inteligência competitiva” vincula-se ao Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG), cadastrado no Diretório Nacional de Pesquisa (CNPq). A pesquisa em questão tem o objetivo de investigar se a educomunicação funcionaria para levar informações sobre a concorrência para professores e todos os atores das Instituições de Ensino Superior com base na Inteligência Competitiva. Como método de pesquisa foi definida a revisão bibliográfica das publicações científicas nacionais disponíveis no período de 1999 a 2020, envolvendo os temas-chave: inteligência competitiva, educomunicação e instituições de ensino superior privadas. O trabalho se apoiou na hipótese de que a educomunicação possui potencial para ser uma ferramenta eficaz na capacitação dos profissionais da educação superior para o mercado competitivo, de forma a considerar também os demais trabalhadores do ambiente acadêmico e não somente o corpo docente. E a pergunta que se faz é se a estratégia de inteligência competitiva pode ser transmitida para os profissionais da educação superior para que tomem conhecimento da realidade sobre o local onde trabalham. Esta pesquisa vem demonstrar que após a expansão da oferta de cursos e de vagas no ensino superior do Brasil, as instituições privadas passaram a ter que se preocupar não só com as exigências governamentais e a qualidade do ensino, mas também com as estratégias das demais universidades locais e a distância para se manterem em funcionamento. Esse processo de acompanhamento e análise da concorrência para tomada decisões é chamado de Inteligência Competitiva (IC) e, a educomunicação é a forma de ensinar a IC a partir de ferramentas de mídia e comunicação, com o protagonismo de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Como pergunta futura, o estudo deixa: a educomunicação seria um meio eficiente para se ensinar a inteligência competitiva em espaços não-formais de educação?
Palavras-Chave PT-BR:
1. Educomunicação. 2. Ensino Superior. 3. Inteligência Competitiva. 4. Formação de Professores. 5. Profissionais da Educação. I. Lambert-de-Andrade, Nelson (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS.
Palavras-Chave EN:
Educommunication. University education. Competitive intelligence. Teacher training. Education Professionals.