Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Educomunicação para a formação de profissionais do ensino superior fundamentada na inteligência competitiva

Autor:

Azevedo, Daniela Coutinho Pereira Alves.

Orientador:

Prof. Dr. Nelson Lambert de Andrade

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Educomunicação para a formação de profissionais do ensino superior fundamentada na inteligência competitiva

Assunto:

1. Educomunicação. 2. Ensino Superior. 3. Inteligência Competitiva. 4. Formação de Professores. 5. Profissionais da Educação. I. Lambert-de-Andrade, Nelson (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS.

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

O presente trabalho com o título “Educomunicação para a formação de profissionais do ensino superior fundamentada na inteligência competitiva” vincula-se ao Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG), cadastrado no Diretório Nacional de Pesquisa (CNPq). A pesquisa em questão tem o objetivo de investigar se a educomunicação funcionaria para levar informações sobre a concorrência para professores e todos os atores das Instituições de Ensino Superior com base na Inteligência Competitiva. Como método de pesquisa foi definida a revisão bibliográfica das publicações científicas nacionais disponíveis no período de 1999 a 2020, envolvendo os temas-chave: inteligência competitiva, educomunicação e instituições de ensino superior privadas. O trabalho se apoiou na hipótese de que a educomunicação possui potencial para ser uma ferramenta eficaz na capacitação dos profissionais da educação superior para o mercado competitivo, de forma a considerar também os demais trabalhadores do ambiente acadêmico e não somente o corpo docente. E a pergunta que se faz é se a estratégia de inteligência competitiva pode ser transmitida para os profissionais da educação superior para que tomem conhecimento da realidade sobre o local onde trabalham. Esta pesquisa vem demonstrar que após a expansão da oferta de cursos e de vagas no ensino superior do Brasil, as instituições privadas passaram a ter que se preocupar não só com as exigências governamentais e a qualidade do ensino, mas também com as estratégias das demais universidades locais e a distância para se manterem em funcionamento. Esse processo de acompanhamento e análise da concorrência para tomada decisões é chamado de Inteligência Competitiva (IC) e, a educomunicação é a forma de ensinar a IC a partir de ferramentas de mídia e comunicação, com o protagonismo de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Como pergunta futura, o estudo deixa: a educomunicação seria um meio eficiente para se ensinar a inteligência competitiva em espaços não-formais de educação?

Palavras-Chave PT-BR:

1. Educomunicação. 2. Ensino Superior. 3. Inteligência Competitiva. 4. Formação de Professores. 5. Profissionais da Educação. I. Lambert-de-Andrade, Nelson (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS.

Palavras-Chave EN:

Educommunication. University education. Competitive intelligence. Teacher training. Education Professionals.