Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Alfabetização Cartográfica: sequência didática para o Ensino Fundamental II

Autor:

Rosenberger, Mirella.

Orientador:

Prof.ª Dr.ª Lariana Paula Pinto

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Alfabetização Cartográfica: sequência didática para o Ensino Fundamental II

Assunto:

1.Alfabetização cartográfica. 2. Sequência didática. 3. Ensino Fundamental. I. Pinto, Lariana Paula (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. III. Alfabetização Cartográfica: sequência didática para o Ensino Fundamental II

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

A Ciência Geográfica, representada em contexto escolar pela disciplina de Geografia, no Ensino Fundamental, anos finais, tem grande importância no desenvolvimento cognitivo do discente. Isto evidencia que o contato com a cartografia é essencial desde os primeiros anos escolares, corroborando com a prática proposta pela Base Nacional Comum Curricular. Com base nisso, fez-se a proposta de sequências de atividades de alfabetização cartográfica, com vistas a contribuir para a boa compreensão dos conteúdos pelos estudantes e para o aprimoramento do ensino de Geografia. O objetivo da presente investigação é verificar se uma sequência didática de atividades, estratégias de ensino e de aprendizagem, que contemplem os conteúdos de cartografia, o cálculo de distâncias e escalas, por meio da utilização consciente de softwares cartográficos, como Google Maps e Waze, produzem efeito de alfabetização cartográfica em estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental. Para embasar a investigação proposta, realizou-se um levantamento teórico e bibliográfico sobre a Geografia, o ensino de cartografia, a alfabetização cartográfica e a sequência didática. O desenvolvimento metodológico da investigação se deu, inicialmente, pela aplicação de um questionário diagnóstico; na sequência, o desenvolvimento de oito oficinas para a aplicação da sequência didática elaborada pela pesquisadora e, ao final, realizou-se a aplicação do questionário avaliativo a respeito dos conteúdos das oficinas e da percepção dos estudantes sobre a própria aprendizagem. A aplicação das sequências didáticas foi registrada em livro de bordo da pesquisadora. Participaram do estudo 49 alunos, de ambos os sexos, com idade entre dez e doze anos (M = 12 anos e 1 mês; DP = 0,38), matriculados e frequentes em duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola particular, localizada em um município do Sul de Minas Gerais. A análise e a discussão dos resultados foram realizadas quanti-qualitativamente, a partir dos resultados nos questionários e avaliações dos participantes do conteúdo registrado pela pesquisadora e apoiada na literatura que embasa a pesquisa. Pode-se concluir que a proposta que se apresenta aproximou o aluno do conteúdo e das tecnologias digitais e que, neste caso, evidenciou a compreensão da teoria aliada à prática. Os resultados da pesquisa também apontaram o melhor aproveitamento em relação à boa compreensão espacial e cartográfica pelos estudantes participantes, bem como, a sequência didática como elemento para o aprimoramento do ensino de Geografia pelos professores.

Palavras-Chave PT-BR:

1.Alfabetização cartográfica. 2. Sequência didática. 3. Ensino Fundamental. I. Pinto, Lariana Paula (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. III. Alfabetização Cartográfica: sequência didática para o Ensino Fundamental II

Palavras-Chave EN:

Cartographic Literacy. Didactic sequence. Elementary School.