Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Os conteúdos de Filosofia e de Sociologia: um campo em disputa no Ensino Médio.
Autor:
ROSA, Claudia Maria.
Orientador:
Dr. Nelson Lambert de Andrade
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Os conteúdos de Filosofia e de Sociologia: um campo em disputa no Ensino Médio.
Assunto:
1. História da Filosofia e Sociologia no currículo escolar. 2. Reformas na história da educação brasileira. 3. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 4. A relevância da Filosofia e da Sociologia no Ensino Médio.
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo histórico sobre a Filosofia e a Sociologia, destacando o processo de inclusão e de exclusão dessas disciplinas na formação de educação básica brasileira. A presença de tais certames tornou-se inequívoca com o escrutínio de legislações como a Reforma do Ensino Médio, Lei nº 13.415, de 17 de fevereiro de 2017, ou por meio do teor dos diversos projetos de lei denominados “Escola sem partido” que se encontram em processo de tramitação no Senado, Câmara Federal, assembleias legislativas estaduais e câmaras municipais. Também não se pode desprezar que as idas e vindas da Filosofia e da Sociologia têm suas raízes no passado. O ponto nevrálgico deste embate está no papel que a Sociologia e a Filosofia devem exercer no Ensino Médio, qual seja: buscar uma neutralidade que resvala num ensino enciclopédico e conteudista, ou em disciplinas que se conectam com as contradições reais e atuais da sociedade e que, ao fazerem isso, dão ao educando uma formação crítica e, consequentemente, cidadã. A metodologia de pesquisa deste trabalho é qualitativa, baseando-se em estudos bibliográficos, com fontes primárias e secundárias. Finalmente, identificaram-se elementos que corroborem o argumento de que a Sociologia e a Filosofia são essenciais nos currículos da educação básica, devido ao seu caráter crítico e ao papel que desempenham na construção de uma sociedade mais plural e democrática. Palavras-
Palavras-Chave PT-BR:
1. História da Filosofia e Sociologia no currículo escolar. 2. Reformas na história da educação brasileira. 3. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 4. A relevância da Filosofia e da Sociologia no Ensino Médio.
Palavras-Chave EN:
Philosophy. Sociology. High School. Curricula.