Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Inovação e docência no ensino superior: práticas educativas declaradas inovadoras por professores
Autor:
Bueno, Flaviana Néias.
Orientador:
Neide Pena
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Inovação e docência no ensino superior: práticas educativas declaradas inovadoras por professores
Assunto:
1. Inovação. 2. Ensino Superior. 3. Formação. 4. Docência. 5. Ruptura. I. Bueno, Flaviana Néias. II. Pena, Neide. (Orient.). III. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. IV
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
Esta pesquisa se insere na Linha de Pesquisa Formação do Profissional Docente, Práticas Educativas e Gestão da Educação e se vincula ao Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão do Mestrado em Educação da Univás. Com o título “Inovação e Docência no Ensino Superior: práticas educativas declaradas inovadoras por professores”, tomou-se como objeto de estudo as práticas docentes consideradas inovadoras por professores de três cursos de graduação, bacharelados, de uma instituição de ensino privada, localizada no Sul de Minas Gerais. O recorte temporal se situa no contexto das últimas duas décadas, especificamente, a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), n.º 9394/1996, considerando as mudanças que ocorreram no cenário educacional, impulsionadas pelas transformações do mundo do trabalho e da própria sociedade. Partindo da hipótese de que poucos são os docentes que adotam práticas inovadoras em sala de aula e que inovar a prática docente pode trazer resultados mais eficazes ao trabalho educativo e uma formação mais competente, três questões orientaram a pesquisa: como tem se dado a prática educativa dos docentes em sala de aula na educação superior diante das exigências de inovação que vêm ocorrendo nos últimos anos? Quais práticas eles estão considerando inovadoras? Como os professores compreendem as mudanças exigidas na prática da docência ou nas formas de ensinar e aprender? O objetivo central da pesquisa foi identificar e analisar as práticas educativas consideradas inovadoras nos cursos pesquisados, na percepção dos docentes participantes da pesquisa. Esse objetivo se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: investigar sobre o conceito de inovação no cenário educacional; identificar no locus práticas consideradas inovadoras adotadas por professores em sala de aula; verificar os principais desafios dos docentes frente ao uso de metodologias inovadoras de aprendizagem; conhecer o que os participantes da pesquisa estão compreendendo como uma prática inovadora. A abordagem da pesquisa é qualitativa e se deu por meio de uma pesquisa de campo, realizada em duas etapas: exploratória e descritiva. Dentre os resultados da pesquisa, pontua-se que a inovação na educação superior tem sido direcionada à mudança na prática docente com foco na adoção de metodologias ativas, porém, uma prática inovadora não pode ser reduzida a isso. A exigência de inovar as práticas de ensino na educação superior está cada vez mais presente, tornando o tema inovação na educação recorrente. Conclui-se que repensar e inovar a prática educativa implica no reconhecimento das dificuldades e desafios, que são reais na realidade da educação e não se trata apenas da inserção de novidades, alternativas e tecnologias na prática educativa, mas também da reconfiguração do conhecimento, da superação do senso comum e da implementação de novas formas de ensinar, aprender e produzir conhecimentos.
Palavras-Chave PT-BR:
1. Inovação. 2. Ensino Superior. 3. Formação. 4. Docência. 5. Ruptura. I. Bueno, Flaviana Néias. II. Pena, Neide. (Orient.). III. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. IV
Palavras-Chave EN:
Innovation. University education. Formation. Teaching. Break.