Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Sistema informatizado web para o planejamento docente: otimização na gestão escolar

Autor:
Jéferson Renan Gustavo da Rosa

Orientador:
Rosimeire Aparecida Soares Borges.

Titulação do Orientador:
Dra.

Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
Gestão Escolar / Planos de Ensino / Currículo / Sistema Web.

Ano de Defesa:
2022

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.

Resumo:
ROSA, Jéferson Renan Gustavo da. Sistema informatizado web para o planejamento docente: otimização na gestão escolar. 100f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, Universidade do Vale do Sapucaí, Pouso Alegre, Minas Gerais, 2022. As escolas têm propósitos operacionais que demandam ambientes de trabalho proativos que integrem o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, as quais auxiliam, otimizam e dão suporte para os profissionais da educação que lá atuam. Tomando como referência essa temática, este estudo teve por objetivo arquitetar, implementar e avaliar um protótipo de um sistema informatizado web com funcionalidades que otimizem as funções dos gestores escolares, supervisores de ensino e professores no que se refere à elaboração, tramitação, armazenamento e recuperação de planos de ensino da educação infantil e do ensino fundamental em uma rede municipal de ensino de Minas Gerais. Trata-se de um estudo quantiqualitativo, exploratório e descritivo, fundamentado teoricamente em Libâneo (2015), Lima (2018), Lück (2009), Valente (2007), Ikeshoji e Terçariol (2015), dentre outros. Realizou-se uma pesquisa de campo que teve como participantes: professores, gestores, supervisores e representantes da secretaria de educação de uma rede municipal de educação de um município do sul de Minas Gerais. O estudo da literatura e as análises dos dados do questionário I aplicado aos participantes evidenciaram a relevância de um sistema informatizado para subsidiar a equipe gestora e os professores em relação ao processo de construção do plano de ensino. Num primeiro momento, elaboraram-se os requisitos para a arquitetura do protótipo desse sistema proposto, que foi avaliado por um especialista de software e, posteriormente, enviado ao desenvolvedor de sistemas para sua implementação. Assim, foi arquitetado e implementado o protótipo do Sistema Informatizado Web para Planos de Ensino (SIWPE) na rede escolar pesquisada. O protótipo elaborado teve por objetivo auxiliar a gestão escolar no tocante à otimização de funções dos gestores escolares, supervisores de ensino e professores no que se refere à elaboração, tramitação, armazenamento e recuperação de planos de ensino da educação infantil e do ensino fundamental. Após a implementação, os usuários finais, participantes deste estudo, avaliaram o protótipo SIWPE por meio de testes de usabilidade, em questionário em escala Likert. As análises dos dados mostraram que os usuários consideraram o SIWPE eficaz e prático para elaborar os planos de ensino e enviá-los para os supervisores, bem como receber feedback, armazenar esses planos e recuperá-los quando necessário. Entende-se que explorar o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), neste estudo do SIWPE, nos ambientes escolares, no que se refere ao processo de construção do plano de ensino, pode contribuir para a interação dos professores com a equipe gestora e trazer a esses profissionais da educação um aproveitamento dos benefícios da inovação tecnológica.

Palavras-Chave PT-BR:
Gestão Escolar / Planos de Ensino / Currículo / Sistema Web.