Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Ansiedade e desempenho escolar no ensino médio integrado

Autor:

Souza, Cleide Maria.

Orientador:

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Ansiedade e desempenho escolar no ensino médio integrado

Assunto:

1. Ansiedade. 2. Desempenho escolar. 3. Ensino médio. 4. Adolescência.

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

A ansiedade passa a ser considerada patológica, diferindo daquela considerada normal, quando se torna excessiva, extrema ou irracional. Nesse caso, deixa de ser adaptativa, tornando-se disfuncional e nesta situação começa a causar sofrimento emocional e a interferir na capacidade do indivíduo de lidar com acontecimentos da vida cotidiana. Na área da educação ela pode comprometer o desempenho escolar e é neste sentido que o presente estudo teve como objetivo principal analisar a relação entre os níveis de ansiedade e o desempenho escolar de 96 alunos do ensino médio de uma escola particular do Sul do Estado de Minas Gerais. Como objetivos específicos foram também exploradas as diferenças entre as variáveis sexo e ano escolar. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Autoavaliação da Ansiedade de Zung (ZUNG, 1975), que afere a ansiedade estado e Escala de Ansiedade do Adolescente (EAA) de Batista (2007), que mede a ansiedade traço. Além dessa aplicação foram consultadas as notas dos alunos na secretaria da instituição. Os dados foram tratados estatisticamente por meio de estatística descritiva e inferencial. Os resultados apontaram que os níveis de ansiedade dos participantes foram considerados normais nas duas escalas. Houve uma tendência por parte dessa amostra em obter um desempenho escolar superior nas disciplinas que não estão diretamente relacionadas com conhecimentos da área de exatas. Com relação aos sexos, as estudantes do sexo feminino apresentaram maior nível de ansiedade, com diferença estatisticamente significativa somente para a ansiedade antecipatória. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nos níveis ansiosos entre os anos escolares, mas as maiores médias obtidas foram as do 3º ano. Quanto ao objetivo principal, o Desempenho Escolar não se correlacionou significativamente com os resultados das SAS e da EAA. No entanto, todas as correlações foram positivas, com exceção da Ansiedade antecipatória que foi negativa. A partir desses resultados, revela-se a importância do cuidado com a saúde mental dos adolescentes, sendo a escola um ambiente bastante propício para essa função. É necessário refletir sobre a necessidade de criar espaço de escuta no ambiente escolar que possa desenvolver ações de prevenção e intervenção em saúde emocional que possa dar confiança e segurança para cada adolescente que necessite ser escutado.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Ansiedade. 2. Desempenho escolar. 3. Ensino médio. 4. Adolescência.

Palavras-Chave EN:

Anxiety. School performance. High school. Adolescence.