Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Modelagem matemática no ensino médio: um panorama de estudos e suas contribuições

Autor:

MERLIM, Gabrielle Ribeiro da Silva Rocha.

Orientador:

Profª. Drª. Rosimeire Aparecida Soares Borges

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Modelagem matemática no ensino médio: um panorama de estudos e suas contribuições

Assunto:

1. Modelagem Matemática. 2. Ensino Médio. 3. Resolução de situações problema. I. Borges, Rosimeire Aparecida Soares (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. III. Modelagem matemática no ensino médio: um panorama de estudos e suas contribuições

Ano de Defesa:

2020

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

As dificuldades encontradas por docentes durante a prática de ensino se devem, muitas vezes, ao uso de metodologias que provocam certo distanciamento entre a concepção de ensinar do professor e o aprendizado do aluno. Em algumas disciplinas esta dificuldade é maximizada, como no caso da matemática, considerada um desafio a ser vencido nas escolas, já que o ensino dessa disciplina na forma tradicional tem resultado em altos índices de reprovação. Nesse sentido, a modelagem matemática tem se revelado promissora, pois, alicerçada em situações do mundo real, possibilita tornar as aulas de matemática mais atrativas para os alunos. Nessa direção, o objetivo desta pesquisa foi investigar como se dá a presença da modelagem matemática no processo educativo do ensino médio de forma a contribuir com a inovação nos métodos de ensino dessa disciplina. Denominado por estado do conhecimento por Romanowski e Ens (2006), este estudo abrange somente um setor de publicações, dissertações e artigos publicados no período compreendido entre 2014 e 2019 presentes, respectivamente, no Catálogo de Teses e Dissertações Capes, Portal de Periódicos Capes e Scielo. Como aportes teóricos, aborda estudos de Biembengut (2003; 2009; 2010; 2015) e Bassanezi (2002; 2006; 2015), dentre outros, que tratam da modelagem matemática. Os resultados mostram que os estudos analisados têm em comum a preocupação com a inovação de metodologias de ensino de matemática, de modo que a modelagem matemática possa possibilitar aos alunos ampliar a compreensão sobre os conceitos estudados, em aulas mais criativas e interativas com a resolução de situações-problema com base em temáticas escolhidas pelos alunos de suas realidades e interesse. Outro aspecto apontado nos resultados é a possibilidade de desenvolvimento da argumentação e da comunicação com elaboração e apresentação de relatórios para seus pares e professor, com temas de interesse da comunidade. No entanto, existem barreiras que podem influenciar a não utilização dessa metodologia nas aulas de matemática, com ou sem o uso de tecnologias, como a resistência docente às mudanças e os currículos fragmentados que não acompanham esse tipo de inovação.

Palavras-Chave PT-BR:

1. Modelagem Matemática. 2. Ensino Médio. 3. Resolução de situações problema. I. Borges, Rosimeire Aparecida Soares (orient.). II. Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS. III. Modelagem matemática no ensino médio: um panorama de estudos e suas contribuições

Palavras-Chave EN:

Mathematical modeling. High school. State of knowledge.