Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
O ciclo PDCA como ferramenta para uma gestão de qualidade na educação
Autor:
Almeida, Ricardo Correa de.
Orientador:
Profº Dr. Nelson Lambert de Andrade
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
O ciclo PDCA como ferramenta para uma gestão de qualidade na educação
Assunto:
1.Gestão na educação. 2. ISO 21001:2018. 3. Ciclo PDCA.
Ano de Defesa:
2020
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
Esta pesquisa é proveniente do programa de pós-graduação stricto sensu, na modalidade Mestrado em Educação acadêmico, oferecido pela Universidade do Vale do Sapucaí e tem como objetivo apresentar os benefícios do uso da ferramenta de qualidade ciclo PDCA na gestão educacional e através de um comparativo entre as normas de gestão de qualidade na educação possibilitar a IES escolher um sistema de gestão da educação focado em qualidade que melhor atenda suas políticas. No decorrer da pesquisa foi possível identificar a existência de normas relacionadas a gestão educacional como a NBR 15419:2006 que aborda os requisitos para um sistema de gestão da qualidade no ambiente educacional, sendo aplicada conjuntamente com a ISO 9.001:2015-Sistemas de gestão da qualidade. Em 2018 a Organização Internacional de Padronização (ISO) publicou um novo padrão de sistema de gerenciamento, a ISO 21001:2018 que descreve os requisitos e gestão para organizações educacionais, o que permitiu-se estudar suas semelhanças e diferenças para avaliar se o novo padrão é mais adequado para organizações educacionais, ressaltando a importância de se trabalhar o Ciclo PDCA integrado com um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e um Sistemas de Gerenciamento para Organizações Educacionais (SGOE). Constatou-se que essa integração visa garantir a melhoria contínua na organização e definir como as etapas do ciclo podem auxiliar na resolução desses problemas auxiliando o sistema de gestão. Ao final concluiu-se que os dois padrões usam a mesma estrutura de alto nível, contudo a ISO 21001: 2018 é mais ampla e adota termos específicos do setor de educação em relação a ISO 9001: 2015 e ambas utilizam o ciclo PDCA adaptado ao seu sistema de gestão, inseridos na estrutura de alto nível.
Palavras-Chave PT-BR:
1.Gestão na educação. 2. ISO 21001:2018. 3. Ciclo PDCA.
Palavras-Chave EN:
Education management. ISO 21001:2018. PDCA cycle.