Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA VERSÃO COMPUTADORIZADA DE UM INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO DE AVALIAÇÃO DE RECONHECIMENTO ORTOGRÁFICO.
Autor:
MURAROLLI, Priscila Ligabó.
Orientador:
Drª Débora Cecilio Fernandes
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UMA VERSÃO COMPUTADORIZADA DE UM INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO DE AVALIAÇÃO DE RECONHECIMENTO ORTOGRÁFICO.
Assunto:
Reconhecimento de Palavras. Leitura. Escrita. Validade
Ano de Defesa:
2014
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
O presente trabalho teve por objetivos buscar evidências de validade para a versão computadorizada e implementar a Escala para Avaliação de Reconhecimento de Palavras em uma plataforma tecnológica . Ao lado disso, procurou avaliar as habilidades de leitura, escrita e conhecimento ortográfico no que se refere aos anos escolares. Participaram 281 estudantes, de ambos os sexos, entre sete e 11 anos, do segundo ao quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP), a Escala de Avaliação da Escrita (EAVE) e a Escala para Avaliação de Reconhecimento de Palavras – Versão Computadorizada (EARP). Os resultados indicaram que há correlações altas entre as pontuações das crianças nos instrumentos TCLPP, EAVE e EARP. Esses dados foram considerados como evidências de validade da EARP – versão computadorizada, baseadas nas relações com outras variáveis, no caso, a leitura e a escrita. As relações encontradas entre as variáveis de leitura e escrita no processo de reconhecimento de palavra são possíveis indicadores da integração dos sistemas de leitura e escrita do modelo teórico de Berninger.
Palavras-Chave PT-BR:
Reconhecimento de Palavras. Leitura. Escrita. Validade
Palavras-Chave EN:
Words recognition. Reading. Writing. Validation