Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

FORMAÇÃO DOCENTE: DILEMAS E REFLEXÕES COLETIVAS Pouso Alegre 2015

Autor:

MARCILENA ASSIS TOLEDO

Orientador:

Profª. Drª. Carla Helena Fernandes

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

FORMAÇÃO DOCENTE: DILEMAS E REFLEXÕES COLETIVAS Pouso Alegre 2015

Assunto:

Formação; Dilemas Docentes; Conversação.

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

A escola da contemporaneidade vem sofrendo um processo de grandes mudanças. O desafio das instituições e dos professores está em, através da educação escolar, contribuir na formação de sujeitos possuidores de consciência crítica de si e do contexto que habitam. Nesse sentido, a formação docente passa a ser um importante dispositivo para que os objetivos propostos por uma escola que se pretende aberta para todos. Defende-se, porém, formação que seja processual e que tenha como referência a reflexão individual e coletiva sobre o exercício docente e os contextos de trabalho. A presente pesquisa, da qual participaram doze professores do ensino fundamental e médio de uma escola da rede estadual de ensino de Pouso Alegre – MG, teve como objetivo investigar, em um espaço coletivo de circulação da palavra, criado na escola, em que medida os dilemas vividos pelos professores e partilhados com seus pares podem ser mobilizadores de reflexões sobre a prática docente e de formação profissional.. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da técnica da Conversação: um dispositivo clínico psicanalítico para trabalho com grupos. A pesquisadora e os professores da escola reuniram-se semanalmente; os encontros foram audiogravados e analisados por meio de leitura transversal que buscou pela emergência de temáticas, o que teve como referência os conceitos-chave da pesquisa, a saber: formação na escola, dilemas docentes e interlocução. A análise evidenciou a relação constitutiva do professor com o Outro e reflexões sobre o lugar do docente na escola e na sociedade, como sujeito e profissional. Evidenciou também temáticas comuns aos professores, como autoridade/autonomia, inclusão e (in)disciplina. As conclusões a que se chegou indicam que o coletivo escolar, espaço da Conversação, pode receber o estatuto de formativo ao promover a (re)significação de saberes compartilhados possibilitando novas formas de atuação profissional.

Palavras-Chave PT-BR:

Formação, Dilemas Docentes, Conversação.

Palavras-Chave EN:

Education, Teachers dilemmas, Conversation.