Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
RELAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO COM INTELIGÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Autor:
Camila Constante Vilela
Orientador:
Profa. Dra. Sandra Maria da Silva Sales Oliveira
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
RELAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO COM INTELIGÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Assunto:
Capacidade cognitiva. Avaliação do desempenho. Emoção.
Ano de Defesa:
2015
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Psicologia Educacional
Resumo:
O desempenho acadêmico é um fenômeno complexo, pois diversos fatores podem interferir para que o desempenho seja bom ou mau. Dentre as variáveis que interferem, observa-se na literatura científica que inteligência tradicional e emocional, quando desenvolvidas de forma adequada tendem a ser apontadas como elementos que contribuem para o desempenho acadêmico. No entanto são necessários mais estudos para que essa associação seja mais bem consolidada, principalmente no que se refere a inteligência emocional. Por isso, o objetivo desse estudo foi verificar a relação entre desempenho acadêmico, a inteligência e a inteligência emocional, bem como investigar qual delas prediz melhor o desempenho. Participaram do estudo 115 crianças com idades entre 8 e 13 anos, ambos os sexos e estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal. As crianças responderam a um teste de inteligência emocional, um de inteligência tradicional e o desempenho acadêmico foram coletados por meio das notas finais do semestre. Após coleta dos dados análises estatísticas descritivas e inferenciais foram efetuadas para averiguar o objetivo proposto. Os resultados deste estudo apontaram correlações entre todas as variáveis, quais sejam inteligência, inteligência emocional e desempenho acadêmico, portanto a variável que melhor prediz no desempenho acadêmico apontado pela pesquisa é o raciocínio verbal e o raciocínio prático, sendo o verbal mais positivo e significativo em todos os anos escolares.
Palavras-Chave PT-BR:
Capacidade cognitiva. Avaliação do desempenho. Emoção.
Palavras-Chave EN:
Cognitive ability. Performance evaluation. Emotion.