Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

RELAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO COM INTELIGÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Autor:

Camila Constante Vilela

Orientador:

Profa. Dra. Sandra Maria da Silva Sales Oliveira

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

RELAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO COM INTELIGÊNCIA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Assunto:

Capacidade cognitiva. Avaliação do desempenho. Emoção.

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Psicologia Educacional

Resumo:

O desempenho acadêmico é um fenômeno complexo, pois diversos fatores podem interferir para que o desempenho seja bom ou mau. Dentre as variáveis que interferem, observa-se na literatura científica que inteligência tradicional e emocional, quando desenvolvidas de forma adequada tendem a ser apontadas como elementos que contribuem para o desempenho acadêmico. No entanto são necessários mais estudos para que essa associação seja mais bem consolidada, principalmente no que se refere a inteligência emocional. Por isso, o objetivo desse estudo foi verificar a relação entre desempenho acadêmico, a inteligência e a inteligência emocional, bem como investigar qual delas prediz melhor o desempenho. Participaram do estudo 115 crianças com idades entre 8 e 13 anos, ambos os sexos e estudantes do ensino fundamental de uma escola municipal. As crianças responderam a um teste de inteligência emocional, um de inteligência tradicional e o desempenho acadêmico foram coletados por meio das notas finais do semestre. Após coleta dos dados análises estatísticas descritivas e inferenciais foram efetuadas para averiguar o objetivo proposto. Os resultados deste estudo apontaram correlações entre todas as variáveis, quais sejam inteligência, inteligência emocional e desempenho acadêmico, portanto a variável que melhor prediz no desempenho acadêmico apontado pela pesquisa é o raciocínio verbal e o raciocínio prático, sendo o verbal mais positivo e significativo em todos os anos escolares.

Palavras-Chave PT-BR:

Capacidade cognitiva. Avaliação do desempenho. Emoção.

Palavras-Chave EN:

Cognitive ability. Performance evaluation. Emotion.