Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

CONTEXTO E HISTÓRIAS NA CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autor:

KEILA MIOTTO

Orientador:

Profª. Drª. Carla Helena Fernandes

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

CONTEXTO E HISTÓRIAS NA CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Assunto:

práticas pedagógicas; Educação Física; habitus; formação.

Ano de Defesa:

2014

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

No ensino corroboram diferentes aspectos que podem determinar as ações do professor, entre os quais, a formação na área de atuação, experiências profissionais anteriores e seu conhecimento sobre os alunos (FRANCO, 2012). Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida objetivou investigar a prática docente de professores de Educação Física em tradicional Escola Técnica de Educação Profissional Tecnológica localizada no sul do estado de Minas Gerais, no Brasil, analisando sua possível relação ao contexto histórico da Escola e da própria área. A origem da Escola data de 1918 e foi criada no modelo das antigas escolas agrotécnicas; na área de Educação Física são tradicionais os Jogos Escolares, as modalidades esportivas e a preparação de equipes competitivas. O desafio posto aos professores na atualidade é construir educação que contemple o currículo escolar e o interesse e necessidade de seus jovens alunos. O conceito de habitus, de Bourdieu (1982), se adequa à compreensão da situação investigada uma vez que, para esse estudioso, o habitus docente se define como o modo de atuação desenvolvido pelo professor a partir de suas experiências, formação profissional e contexto social em que atua. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se entrevistas com os professores e pesquisa documental. Os resultados indicaram que mudanças na atuação dos docentes têm acontecido de forma gradativa a partir de situações em que certezas deixam de responder às questões da prática.

Palavras-Chave PT-BR:

práticas pedagógicas, Educação Física, habitus, formação.

Palavras-Chave EN:

The Constitution of Teachung Practice in Ralation to the Historical Contexto of a Technical School.