Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
CONTEXTO E HISTÓRIAS NA CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Autor:
KEILA MIOTTO
Orientador:
Profª. Drª. Carla Helena Fernandes
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
CONTEXTO E HISTÓRIAS NA CONSTITUIÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Assunto:
práticas pedagógicas; Educação Física; habitus; formação.
Ano de Defesa:
2014
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente
Resumo:
No ensino corroboram diferentes aspectos que podem determinar as ações do professor, entre os quais, a formação na área de atuação, experiências profissionais anteriores e seu conhecimento sobre os alunos (FRANCO, 2012). Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida objetivou investigar a prática docente de professores de Educação Física em tradicional Escola Técnica de Educação Profissional Tecnológica localizada no sul do estado de Minas Gerais, no Brasil, analisando sua possível relação ao contexto histórico da Escola e da própria área. A origem da Escola data de 1918 e foi criada no modelo das antigas escolas agrotécnicas; na área de Educação Física são tradicionais os Jogos Escolares, as modalidades esportivas e a preparação de equipes competitivas. O desafio posto aos professores na atualidade é construir educação que contemple o currículo escolar e o interesse e necessidade de seus jovens alunos. O conceito de habitus, de Bourdieu (1982), se adequa à compreensão da situação investigada uma vez que, para esse estudioso, o habitus docente se define como o modo de atuação desenvolvido pelo professor a partir de suas experiências, formação profissional e contexto social em que atua. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, realizou-se entrevistas com os professores e pesquisa documental. Os resultados indicaram que mudanças na atuação dos docentes têm acontecido de forma gradativa a partir de situações em que certezas deixam de responder às questões da prática.
Palavras-Chave PT-BR:
práticas pedagógicas, Educação Física, habitus, formação.
Palavras-Chave EN:
The Constitution of Teachung Practice in Ralation to the Historical Contexto of a Technical School.