Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOCENTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DE OURO FINO-MG

Autor:

RENATA BEATRIZ KLEHM

Orientador:

Prof.ª Dr.ª Luana Costa Almeida

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOCENTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DE OURO FINO-MG

Assunto:

Avaliação, Aprendizagem, Docentes, Educação Física, Escolas Públicas.

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

Esta pesquisa analisa as práticas de avaliação da aprendizagem adotadas por professores de Educação Física dos anos finais do ensino fundamental, em duas escolas de Ouro Fino-MG, sendo uma particular e a outra pública estadual. Dentro de uma abordagem qualitativa de pesquisa, de natureza descritiva, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, a observação in loco e a análise documental. Os resultados revelam que os aspectos operacionais da prática avaliativa (indicadores, instrumentos e critérios) continuam caracterizados dentro de uma visão conservadora do processo ensino-aprendizagem. Foi possível perceber que a avaliação praticada pelos professores de Educação Física ainda é realizada de forma pouco sistematizada no cotidiano das aulas. Todavia, observou-se, também, uma mudança conceitual tanto no discurso, quanto na prática docente, a qual revela certa predisposição para uma avaliação mais qualitativa, apontando como preferência a avaliação pautada na observação da participação e no envolvimento em aula. Acredita-se que a presente pesquisa colabora com a necessária ampliação de estudos na temática da avaliação da aprendizagem na área de Educação Física, assim como avança na identificação de aspectos que ajudam a desvelar o processo avaliativo da aprendizagem desta importante área do desenvolvimento do estudante.

Palavras-Chave PT-BR:

Avaliação, Aprendizagem, Docentes, Educação Física, Escolas Públicas.

Palavras-Chave EN:

Assessment, Learning, Teachers, Physical Education, Public Schools.