Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
ANÁLISE DA AUTORREFLEXÃO DE PROFESSORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO EDUCACIONAL. POUSO ALEGRE 2017
Autor:
WESLEY OPENHEIMER DE CARVALHO
Orientador:
Profa. Dra. Sandra Maria da Silva Sales Oliveira
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
ANÁLISE DA AUTORREFLEXÃO DE PROFESSORES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO EDUCACIONAL. POUSO ALEGRE 2017
Assunto:
Estratégias de aprendizagem, professores, autorreflexão da aprendizagem.
Ano de Defesa:
2017
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo:
Ao tratar das várias concepções de aprendizagem, elegemos nos referir à condição essencial, necessária à sobrevivência, à atuação e à adaptação humana. Com isso, verifica-se grande interesse, no contexto da psicologia educacional, em desvendar como a aprendizagem acontece e repercute nas realizações dos indivíduos. As estratégias de aprendizagem são sequências de ações integradas que facilitam a aquisição, o armazenamento e a utilização da informação. Ou ainda, técnicas ou métodos que os alunos usam para adquirir conhecimento (DEMBO, 1994). Para ampliar o conhecimento sobre a aprendizagem e especificamente sobre as estratégias de aprendizagem, o presente trabalho tem por objetivo analisar a autorreflexão de professores sobre a utilização de Estratégias de Aprendizagem no contexto educacional. Participaram 54 professores do Ensino Fundamental II e Médio, de ambos os sexos, de duas escolas da rede pública estadual no sul de Minas Gerais. Como procedimento de estudo, foram desenvolvidos cinco encontros com os respectivos professores para tratar do tema e aplicar um questionário intitulado “Protocolo de Ativação da Metacognição e da Autorreflexão sobre a Aprendizagem” (BORUCHOVITCH, 2009), adaptado para esse estudo. O instrumento permite verificar características cognitivas dos professores, levando-os a pensar sobre a importância e aplicação das estratégias de aprendizagem quando aprendem e quando ensinam. A discussão dos resultados foi realizada qualitativamente, à luz da Psicologia Cognitiva e por meio de pesquisas atuais da área mostrando também as implicações educacionais. Os resultados demonstraram que do total de participantes, na primeira aplicação 75,5% dos professores não justificaram ou confundem o conceito de estratégia de aprendizagem, assim, apenas aproximaram do conceito correto 23,50%. Já em comparação com a segunda aplicação, notou-se que 94% dos professores definiram corretamente o conceito das estratégias de aprendizagem, após o conhecimento proporcionado pela formação. Os demais não justificaram, sendo que nenhum professor confundiu estratégia de aprendizagem com estratégia de ensino. Aventa-se que haja falta de instrução adequada quanto ao uso de estratégias de aprendizagem no contexto educacional, por faltar formação do professor sobre este constructo.
Palavras-Chave PT-BR:
Estratégias de aprendizagem, professores, autorreflexão da aprendizagem.
Palavras-Chave EN:
Analysis of teachers' self-reflection on the use of learning strategies in the educational context