Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A DOCÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE-LUGARES DA ATUAÇÃO E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Autor:

GIULIANA SAMPAIO DE VASCONCELOS COELHO A

Orientador:

Prof.ª Dr.ª Carla Helena Fernandes

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A DOCÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE-LUGARES DA ATUAÇÃO E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Assunto:

Coordenação Pedagógica; Docência; Formação Continuada.

Ano de Defesa:

2016

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente, como requisitos parciais à obtenção do título de Mestre em Educação.

Resumo:

O objetivo da pesquisa que aqui se apresenta foi investigar a relação entre as ações promovidas pela coordenação pedagógica, a prática docente e a formação continuada dos professores. Desenvolvida junto aos profissionais de uma rede confessional de ensino, o encaminhamento metodológico da investigação, de abordagem qualitativa, empregou a entrevista semiestruturada e a pesquisa de documentos da rede. Nas entrevistas realizadas com dezoito profissionais – seis coordenadoras pedagógicas e doze professores -, foram observados elementos que possibilitaram refletir sobre a percepção das coordenadoras pedagógicas acerca de seu próprio trabalho e da relação do mesmo com a prática e com a formação das docentes, bem como possibilitaram investigar a percepção das professoras, sujeitos das ações de coordenação pedagógica, acerca do seu próprio trabalho e da relação com a coordenação pedagógica. Em relação aos saberes e fazeres da coordenação pedagógica, essas profissionais disseram do trabalho desenvolvido e, nesse sentido, do acúmulo de atribuições e funções profissionais. Disseram também da sua relação profissional com as docentes e das ações voltadas à formação profissional das professoras, o que nem sempre têm podido realizar em função das atribuições assumidas. Já s professoras disseram sobre situações dilemáticas encontrados na docência e da necessidade do acompanhamento do seu trabalho pela coordenação pedagógica. Algumas professoras, possivelmente em resposta (BAKHTIN, 2003), solicitaram um acompanhamento mais diretivo do seu trabalho; já para outras professoras, a autonomia é fundamental. Observou-se do que foi levantado pela pesquisa que o encontro entre essas profissionais se dá na prática cotidiana e seus saberes podem, em partilha, ser ressignificados, em um entre-lugar construído na escola e na rede de ensino, mas a partir do trabalho coletivo entre essas profissionais, o que se compreende, nessa pesquisa, como o sentido da formação profissional como processo dinâmico e contínuo.

Palavras-Chave PT-BR:

Coordenação Pedagógica, Docência, Formação Continuada.

Palavras-Chave EN:

Pedagogical Coordination, teaching, Continuing Education