Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A DOCÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE-LUGARES DA ATUAÇÃO E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Autor:
GIULIANA SAMPAIO DE VASCONCELOS COELHO A
Orientador:
Prof.ª Dr.ª Carla Helena Fernandes
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E A DOCÊNCIA NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE-LUGARES DA ATUAÇÃO E DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Assunto:
Coordenação Pedagógica; Docência; Formação Continuada.
Ano de Defesa:
2016
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente, como requisitos parciais à obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo:
O objetivo da pesquisa que aqui se apresenta foi investigar a relação entre as ações promovidas pela coordenação pedagógica, a prática docente e a formação continuada dos professores. Desenvolvida junto aos profissionais de uma rede confessional de ensino, o encaminhamento metodológico da investigação, de abordagem qualitativa, empregou a entrevista semiestruturada e a pesquisa de documentos da rede. Nas entrevistas realizadas com dezoito profissionais – seis coordenadoras pedagógicas e doze professores -, foram observados elementos que possibilitaram refletir sobre a percepção das coordenadoras pedagógicas acerca de seu próprio trabalho e da relação do mesmo com a prática e com a formação das docentes, bem como possibilitaram investigar a percepção das professoras, sujeitos das ações de coordenação pedagógica, acerca do seu próprio trabalho e da relação com a coordenação pedagógica. Em relação aos saberes e fazeres da coordenação pedagógica, essas profissionais disseram do trabalho desenvolvido e, nesse sentido, do acúmulo de atribuições e funções profissionais. Disseram também da sua relação profissional com as docentes e das ações voltadas à formação profissional das professoras, o que nem sempre têm podido realizar em função das atribuições assumidas. Já s professoras disseram sobre situações dilemáticas encontrados na docência e da necessidade do acompanhamento do seu trabalho pela coordenação pedagógica. Algumas professoras, possivelmente em resposta (BAKHTIN, 2003), solicitaram um acompanhamento mais diretivo do seu trabalho; já para outras professoras, a autonomia é fundamental. Observou-se do que foi levantado pela pesquisa que o encontro entre essas profissionais se dá na prática cotidiana e seus saberes podem, em partilha, ser ressignificados, em um entre-lugar construído na escola e na rede de ensino, mas a partir do trabalho coletivo entre essas profissionais, o que se compreende, nessa pesquisa, como o sentido da formação profissional como processo dinâmico e contínuo.
Palavras-Chave PT-BR:
Coordenação Pedagógica, Docência, Formação Continuada.
Palavras-Chave EN:
Pedagogical Coordination, teaching, Continuing Education