Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

FUNÇÕES EXECUTIVAS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autor:

CLAUDIA ADRIANA SILVA DE MELLO CARVALHO

Orientador:

Profa. Dra. Susana Gakyia Caliatto

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

FUNÇÕES EXECUTIVAS E DESEMPENHO ACADÊMICO EM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Assunto:

Aprendizagem. Funções Executivas. Desempenho Acadêmico

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

As Funções Executivas referem-se a um conjunto de processos mentais que possibilitam ao indivíduo regular o comportamento frente às demandas do meio e envolver-se em condutas adaptativas, auto-organizadas e direcionadas a metas, ou seja, possuem papel importante em ajustar a cognição e as emoções. O desempenho acadêmico é compreendido como a ponderação de aspectos da capacidade do aluno em aprender os conteúdos escolares, pode ser complexo e sofrer a influencia de variáveis cognitivas. O objetivo desta pesquisa foi o de verificar a relação das Funções Executivas e o desempenho acadêmico em 142 alunos, de ambos os sexos, matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública no Sul de Minas Gerais. Os participantes foram avaliados em atenção seletiva, planejamento, flexibilidade cognitiva e memória de trabalho auditiva e visual. O desempenho acadêmico considerado foi de um bimestre letivo. Análises estatísticas descritivas e inferenciais foram efetuadas para averiguar o objetivo proposto. Os resultados apontaram que as médias de pontuação nos testes Torre de Londres e Memória de Trabalho Visual foram próximas ao ponto central, mas, as médias no teste de Trilhas-B, de Memória de Trabalho Auditiva e no Stroop foram baixas. Os alunos obtiveram boa pontuação média para o desempenho geral nas disciplinas com destaque para Religião e Artes e as médias mais baixas foram nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Pode-se apontar correlações significativas entre as habilidades das Funções Executivas de planejamento, flexibilidade cognitiva e memória de trabalho auditiva e o desempenho acadêmico. Recomenda-se como implicações educacionais que professores e especialistas da educação conheçam as correlações e busquem estratégias que potencializem o uso das funções executivas no contexto escolar.

Palavras-Chave PT-BR:

Aprendizagem. Funções Executivas. Desempenho Acadêmico

Palavras-Chave EN:

Learning, Executive Functions, Academic Performance