Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
FILOSOFIA NA ESCOLA: UMA CONTRIBUIÇÃO NECESSÁRIA PARA UM ESPAÇO REFLEXIVO E DEMOCRÁTICO
Autor:
RITA DE CASSIA DE CAMPOS ANDERY
Orientador:
Profª Drª Sônia Aparecida Siquelli
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
FILOSOFIA NA ESCOLA: UMA CONTRIBUIÇÃO NECESSÁRIA PARA UM ESPAÇO REFLEXIVO E DEMOCRÁTICO
Assunto:
Educação para o Pensar. Comunidade de Investigação. Filosofia. Educação Democrática.
Ano de Defesa:
2015
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
Esta pesquisa teve como objetivo conhecer, analisar e discutir a importância da Filosofia enquanto disciplina, através da experiência com o programa Educação para o Pensar no Ensino Fundamental da rede pública do município de Piranguinho, situado no Sul de Minas Gerais. De natureza filosófica e dialética, a pesquisa pretendeu, a partir da construção do referencial filosófico, estabelecer as bases do diálogo entre os dados empíricos coletados na rede municipal de ensino de Piranguinho-MG e os conceitos de educação democrática e reflexiva de Dewey (1979a; 1979b) e de Educação para o Pensar e Comunidade de Investigação de Lipman (1990; 1995; 1997). O foco na pesquisa foi do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental em Piranguinho-MG, movido pelas questões: Como a Filosofia, a educação reflexiva e democrática podem ser elementos relevantes para a formação das crianças? O ser democrático se forma só depois que o aluno passou pela escola ou este ser democrático é uma construção diária, é um modo de vida que o professor deve criar na sala de aula, por meio da experiência de vida, para que esse aluno vá incorporando esses procedimentos da democracia? A metodologia empregada foi de natureza dialética, de cunho qualitativo, observando que os dados apresentados em gráficos e porcentagens foram de natureza colaborativa para melhor entendimento da realidade analisada. Entende-se que a Educação para o Pensar promove uma educação transformadora, crítica, democrática, considerando a criança e o adolescente como seres atuantes, pensantes e agentes transformadores capazes de filosofar. Para isto foi realizada uma coleta de dados através da aplicação de questionário com questões abertas à rede educacional. Pela análise do material coletado foi possível conhecer o perfil docente, sua concepção filosófica, seu entendimento do ensino de Filosofia, levantando-se categorias que permitiram compreender os conhecimentos reais que compõem o trabalho com a Filosofia na rede, e como a Filosofia, a educação reflexiva e democrática vêm se tornando elementos relevantes para a formação das crianças. Pôde-se verificar então que o ser democrático vem se formando numa construção diária na sala de aula através da comunidade de investigação com crianças e adolescentes dessa faixa etária.
Palavras-Chave PT-BR:
Educação para o Pensar. Comunidade de Investigação. Filosofia. Educação Democrática.
Palavras-Chave EN:
Education for Thought. Investigative Community. Philosophy. Democratic Education.