Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: SABERES E PRÁTICAS

Autor:

SANDRO JOSÉ FERREIRA DOS PASSOS

Orientador:

Prof.ª Dr.ª Carla Helena Fernandes

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO: SABERES E PRÁTICAS

Assunto:

Saberes docentes. Docência no Ensino Superior. Formação Continuada.

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

Visando refletir sobre a complexidade que cerca a docência no ensino superior, realizou-se pesquisa em uma instituição particular de ensino superior, localizada no sul do estado de Minas Gerais. A docência se faz na inter-relação entre saberes e práticas com o contexto onde é desenvolvida. A instituição de ensino superior torna-se o espaço em que se dá a mobilização de diversos saberes - disciplinares, curriculares e experienciais, o que solicita reflexões acerca desses múltiplos saberes na relação com os sujeitos que lá se encontram, alunos e professores. Por outro lado, a construção dos saberes docentes, segundo Tardif (2014) e Gauthier (2013), ultrapassam as fronteiras da formação inicial e do próprio exercício docente. No universo contemporâneo, com os novos paradigmas e enfoques para o ensino superior orquestrados pelo Estado, agências de fomento, bem como com novas normas, regras e regulamentos e um excesso de atividades cotidianas, uma questão que se coloca é: como se dá a relação dos saberes docentes com as solicitações da prática e da sala de aula no ensino superior? O foco da referida pesquisa foi a docência no ensino superior e, para tal, foram sujeitos da pesquisa nove professores do curso de Educação Física dessa instituição. O estudo foi desenvolvido segundo a abordagem quali-quantitativa de pesquisa (MINAYO; SANCHES, 1993), tendo-se como procedimentos a pesquisa documental e o emprego de questionários aplicados aos sujeitos professores. A análise quantitativa dos dados foi desenvolvida pelo programa de estatística SPSS, v. 20 e, para a análise das respostas às questões abertas, se fez do estudo dos temas emergentes. Constatou-se que os docentes, visando atender a demanda atual, buscam a ressignificação de seus saberes e das práticas de ensinar. Valorizam tanto a trajetória e a experiência, como os saberes específicos, adquiridos em cursos e em outras modalidades de formação. A interlocução com os alunos é considerada pelos docentes como um importante elemento na sua atuação.

Palavras-Chave PT-BR:

Saberes docentes. Docência no Ensino Superior. Formação Continuada.

Palavras-Chave EN:

Knowledge teachers. Teaching in Higher Education. Continuing Education.