Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS CURSOS DE BACHARELADO EM DIREITO: A CRISE DA TRADIÇÃO NO CONTEXTO DA MODERNIDADE

Autor:

PATRICIA VANI BEMFICA OSORIO

Orientador:

Profª. Drª. Sônia Aparecida Siquelli.

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DOS CURSOS DE BACHARELADO EM DIREITO: A CRISE DA TRADIÇÃO NO CONTEXTO DA MODERNIDADE

Assunto:

Tradição; Crise; Identidade Docente; Ensino Jurídico; Modernidade.

Ano de Defesa:

2016

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente.

Resumo:

Essa dissertação inserida na linha de pesquisa Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente objetivou compreender qual é a identidade do docente do curso de Graduação em Direito de uma faculdade no Sul de Minas Gerais, num ambiente educacional derivado de uma crise da tradição e do humano, que segundo Arendt (2014) retrata as profundas transformações sociais, culturais e tecnológicas ocorridas no século XX. Assim, visou compreender o rompimento com a tradição na formação do profissional do Direito e a construção de sua identidade neste cenário social. Segundo Arendt (2013), na modernidade, entendida como o período posterior à invenção e utilização da bomba atômica no século XX, há uma crise instaurada na identidade do mundo e do homem, o que faz com que a formação humana busque na dimensão política condições de conhecimento para realizações de suas escolhas e do seu agir. Sob a perspectiva de análise arendtiana, este estudo partiu da compreensão do perfil docente do professor, na visão dos próprios docentes e dos discentes, relacionando-o com o histórico dos cursos jurídicos no Brasil. De natureza qualitativa, com enfoque compreensivista, realizou-se análise documental, bibliográfica, além de aplicação de questionário semiestruturado aos docentes e discentes, concluintes e ingressantes, da graduação de Direito em uma faculdade no Sul de Minas Gerais. Compreendeu-se o fenômeno do que é o homem atual, sua condição humana e sua crise, cuja influência se faz reflexa nas instituições essenciais da sociedade, inclusive na educação escolar e no ensino jurídico. Compreendeu-se ainda, após análise histórica dos cursos jurídicos, sua formação e desenvolvimento, e, através da análise dos questionários, a influência da inovação necessária na formação dos corpos docentes do curso de Direito, após o esfacelamento da tradição desta categoria, na própria identidade docente. Portanto, foi possível compreender que para o docente do curso de Direito a atividade técnico-jurídica não docente é essencial para a constituição da identidade docente do professor de Direito.

Palavras-Chave PT-BR:

Tradição, Crise, Identidade Docente, Ensino Jurídico, Modernidade.

Palavras-Chave EN:

Tradition, Crisis, Teacher Identity, Legal Education, Modernity.