Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO EMPREENDEDOR EM QUESTÃO POUSO ALEGRE 2015
Autor:
FERNANDA GÓES DA SILVA ENSINO
Orientador:
Profª. Dra. Neide Pena Cária
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A FORMAÇÃO DO CIDADÃO EMPREENDEDOR EM QUESTÃO POUSO ALEGRE 2015
Assunto:
Educação. Empreendedorismo. Educação básica. Ensino médio. Cidadão empreendedor.
Ano de Defesa:
2015
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Educação.
Resumo:
Esta dissertação de mestrado vincula-se ao Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG), certificado pela UNIVÁS, cadastrado no Diretório Nacional de Pesquisa (CNPq) e insere-se na Linha de Pesquisa ―Formação e Prática de Ensino‖ do Mestrado em Educação. Aborda o tema o ensino do empreendedorismo na educação básica, sob a perspectiva dialético-crítica, colocando em debate as apologias e críticas relativas à educação para o empreendedorismo e as implicações desta tendência na educação atual. Objetivou-se fazer um mapeamento das discussões apresentadas em torno do empreendedorismo na educação que possa se constituir em um referencial para distinguir a ocorrência efetiva de ações associadas a uma pedagogia voltada para a formação do cidadão empreendedor nas instituições de ensino regular. Utilizou-se como metodologia a pesquisa documental e o ―Estado da Arte‖ para sistematizar a produção científica acadêmica em teses e dissertações sobre o tema, publicadas no banco de dados da CAPES, tomando como recorte temporal as décadas de 1990 a 2014. Após levantamento dos trabalhos, recortou-se os resumos que foram analisados à luz da análise de conteúdo (MINAYO, 2003; BARDIN, 2004; CHIZZOTTI, 2001, 2003). O amparo teórico sobre a literatura referente ao tema empreendedorismo se deu em Schumpeter (1987), Drucker (1985, 2002), Filion (1999), Dornelas (2014) e Dolabela (1999, 2000, 2003, 2008). Na área da educação, amparou-se principalmente em Sanfelice (2003, 2008), Frigotto (1993, 2001, 2011), Saviani (2010) e Libaneo (2003). Também se tomou, como amparo relatórios da UNESCO, a LDBEN, nº 9.394/1996, entre outros. O empreendedorismo tem sido tratado como área de ensino muito importante para os países que fazem parte da Organização de Cooperação e de Desenvolvimento (OCDE), que reconheceu a sua importância não só como imperativo econômico, mas também um desafio urgente a ser atingido para tornar viáveis os objetivos do crescimento econômico e da coesão social (OCDE, 1998). No Brasil, seu estímulo chegou à educação em um cenário de mudanças originadas do processo de reforma, principalmente via Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO). Por meio do Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe (PRELAC, 2004), a UNESCO propõe um 5.° pilar da educação denominado ―aprender a empreender‖. A pesquisa revelou uma grande quantidade de trabalhos publicados sobre empreendedorismo na área educacional, mas, no nível básico, o número de pesquisas ainda é muito reduzido e se apresentou disperso, retratando diversos enfoques de pesquisa. A valorização do empreendedorismo na sociedade e na formação básica também tem recebido muitas críticas e, em muitos casos, interpretadas como neotecnicismo (SAVIANI, 2010) e retorno à Teoria do Capital Humano a serviço do mundo produtivo. A diversidade de ações e experiências de educação empreendedora evidenciadas no campo da educação básica demonstrou-se atrelada a parcerias com o SEBRAE ou a outras instituições privadas.
Palavras-Chave PT-BR:
Educação. Empreendedorismo. Educação básica. Ensino médio. Cidadão empreendedor.
Palavras-Chave EN:
Education. Entrepreneurship. Basic education. High School. Citizen entrepreneur.