Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

COMPREENDENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: relações com o raciocínio inferencial e a flexibilidade cognitiva

Autor:

ROCHA, MAGNO DE SOUZA

Orientador:

Prof.ª Dr.ª Rosimeire Aparecida Soares Borges.

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

COMPREENDENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: relações com o raciocínio inferencial e a flexibilidade cognitiva

Assunto:

Resolução de Problemas; Raciocínio Inferencial; Flexibilidade Cognitiva; Funções Cognitivas; Estudo Correlacional.

Ano de Defesa:

2015

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Educação

Resumo:

Esta dissertação intitulada Fontes Históricas e Ensino de História: Olhares sobre o Medievo teve como objetivo compreender e problematizar como os professores da rede pública e privada do Ensino Fundamental de História, da cidade de Pouso Alegre – Minas Gerais, percebem, resistem e incorporam características do ideário neoprodutivista de educação, em sua prática de ensino junto aos alunos do Ensino Fundamental, nas temáticas relacionadas à Idade Média. As ideias neoliberais presentes nas Propostas Curriculares Nacionais - PCN e no Currículo Básico Comum - CBC/MG propõem, através da adoção de práticas típicas da economia de mercado, desenvolver um sistema educacional pautado na qualidade. Para o ensino de História, essas propostas determinam a inclusão das fontes históricas em sala de aula, priorizando o desenvolvimento de habilidades e competências, que preparem o estudante para o mundo do trabalho. Trabalhou-se com o conceito de Nova História e Mentalidades em Le Goff (1990; 1995; 1998) e da evolução das ideias pedagógicas no Brasil com Saviani (2006; 2008; 2013), referenciais teóricos desta pesquisa. Descreveu-se as visões que compõem as mentalidades acerca do ensino de História e do medievo como resultados de um longo processo de formação das mentalidades, construídas ao longo da História da Educação Brasileira. A pesquisa de natureza quanti-qualitativa realizou uma análise descritiva, crítica e documental, através da construção de protocolos de análises, foram levantados pontos convergentes e divergentes entre ambas as propostas curriculares. Foi realizada ainda, a aplicação de um questionário com questões semiesturutradas aos professores de História do Ensino Fundamental, o que possibilitou investigar, através de categorização, o uso das fontes históricas no ensino da Idade Média. Esta pesquisa reafirmou a importância do docente na construção e na transformação de sua prática de ensino, através das resistências identificadas como principais elementos da constituição de um ensino não alienado, que possibilita formar o aluno como trabalhador, mas também, pronto para transformar o sistema e a realidade que o circunda.

Palavras-Chave PT-BR:

Resolução de Problemas, Raciocínio Inferencial, Flexibilidade Cognitiva, Funções Cognitivas, Estudo Correlacional.

Palavras-Chave EN:

Problem Solving, Inferential Reasoning, Cognitive Flexibility, Cognitive Functions, Correlational Study.