Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autor:

JACIARA BATISTA RIBEIRO

Orientador:

Profª. Drª. Susana Gakyia Caliatto.

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

AS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Assunto:

Avaliação da aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos; Estratégias de Aprendizagem.

Ano de Defesa:

2014

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Educação

Resumo:

O público da Educação de Jovens e Adultos - EJA deve ser reconhecido por ser constituído por aprendizes capazes de desenvolver inúmeras habilidades e assim, cabe destacar a importância de ampliar os olhares sobre esses estudantes e suas aprendizagens escolares. As Estratégias de Aprendizagem são procedimentos utilizados pelos indivíduos durante as atividades de aprendizagem para serem bem sucedidos. Esta pesquisa teve por objetivo geral analisar estratégias de aprendizagem em alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA em dois sistemas de ensino público, no interior de Minas Gerais. Como objetivo específico, identificar e comparar as estratégias de aprendizagem utilizadas por alunos da EJA regular e dos Centros Estaduais de Educação Continuada-CESEC. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário construído com base em instrumentos de avaliação de estratégias de aprendizagem encontrados na literatura da área. Esse questionário foi submetido à análise de especialistas em educação das áreas de pedagogia e psicologia para adequação dos itens e foi realizado um estudo piloto. Participaram da pesquisa cem alunos de ensino médio da EJA de ensino regular e semipresencial. A média de uso de estratégias de aprendizagem foi de 38,32 entre os estudantes da EJA regular e de 48,80 entre os estudantes do CESEC. Os resultados revelam que os estudantes do CESEC usam significativamente mais estratégias de aprendizagem. A comparação entre os dois grupos de participantes revelou o uso de estratégias cognitivas e metacognitivas. A análise dos dados quanto ao perfil mostra que os alunos são jovens entre 18 a 25 anos (54%), solteiros (62%), do sexo feminino (57%) e quanto à ocupação profissional, diversificada. Argumenta-se que os participantes estão em busca de formação e melhoria da profissionalização e que a baixa condição financeira pode estar relacionada ao motivo de retornar aos estudos em busca de melhores e novos empregos. As análises do presente estudo sugerem que práticas pedagógicas possam ser desenvolvidas para que o público da EJA se beneficie do uso das estratégias de aprendizagem. Novas análises poderão contribuir para o aprofundamento de estudos sobre a aprendizagem desse público específico

Palavras-Chave PT-BR:

Avaliação da aprendizagem, Educação de Jovens e Adultos, Estratégias de Aprendizagem.

Palavras-Chave EN:

Learning assessment, Adult young education, Learning strategies.