Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E MEMÓRIA COLETIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autor:

DENISE DA SILVA SEGURA

Orientador:

Profª. Drª Sônia Aparecida Siquelli

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E MEMÓRIA COLETIVA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Assunto:

Ensino de História, Patrimônio Cultural, Memória, Ensino Fundamental.

Ano de Defesa:

2017

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

Esta dissertação intitulada “Educação Patrimonial e Memória Coletiva no Ensino de História”, pela Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, pela Universidade do Vale do Sapucaí-UNIVAS, teve como objetivo descrever e discutir, através de pesquisa em arquivos, as propostas curriculares da disciplina de História do Ensino Fundamental e Médio de três escolas públicas estaduais dos municípios de Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Campanha no Sul de Minas Gerais. O uso de fontes históricas para investigação sobre o patrimônio histórico local e/ou distante, ser ou não, considerado no ensino de História, permitiu responder à questão central da dissertação: Faz parte da educação escolar, principalmente do ensino de História, educar para valorização do patrimônio e da memória frente ao conformismo e a indiferença cultural nos dias atuais? A partir dos referenciais teóricos, seguiram-se aprofundamentos quanto aos conceitos de história, memória, patrimônio e sua ligação com a educação escolar. Em seguida o conceito de educação patrimonial e as ações do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que inclui em suas atribuições oficinas de educação patrimonial, alinhando-se às deliberações internacionais pela preservação dos patrimônios culturais e da memória coletiva de diversas sociedades. Nesse aspecto, percebeu-se que políticas públicas deficitárias, descasos e desinformação social estão ligados às perdas patrimoniais culturais, e segundo os autores, preservar é responsabilidade das autoridades tanto quanto da sociedade que deve se mobilizar nas ações de consciência e preservação. A metodologia empregada fora de natureza qualitativa, com destaque para as visões clássicas de Le Goff (1990, 1996), Nora (1995; 1993) e Benjamin (1985). Em seguida, a pesquisa documental junto às escolas públicas ocorreu através das fontes primárias de Planos Curriculares, à época chamadas de Grades Curriculares, do período dos anos 70 até os dias atuais. Por fim, as entrevistas semi-estruturadas reunindo especialistas da educação e professores de História quanto ao sentido da educação patrimonial no cotidiano escolar e no ensino da disciplina. Dentre os resultados alcançados junto aos documentos, os currículos escolares do período investigado revelaram o caráter da educação pública para o mercado predominante, negligenciando o número de aulas de disciplinas de humanidades, e ainda, historicamente, não houve nenhuma menção oficial quanto aos estudos da memória e patrimônio integrados à educação escolar. Na sistematização das entrevistas, segundo professores de História e especialistas, admitem a relevância da temática da educação patrimonial, contudo, revelaram existir no mínimo uma omissão curricular quanto ao tema, e esta só vem a ser trabalhada nas oportunidades dos conteúdos formais. Observaram também que a ocorrência de uma educação patrimonial obteria seus melhores resultados no formato interdisciplinar, a partir dos estudos do patrimônio cultural local, desenvolvendo-se o sentimento de pertencimento, a consciência e a identidade junto aos bens culturais.

Palavras-Chave PT-BR:

Ensino de História, Patrimônio Cultural, Memória, Ensino Fundamental.

Palavras-Chave EN:

History teaching. Cultural patrimony. Memory. Elementary teaching.