Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Semblantes do Progresso na Educação Brasileira: do Ideário à Instrumentalização Oficial
Autor:
FERREIRA, Hevisley William Corrêa.
Orientador:
Profª Drª Sônia Aparecida Siquelli.
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Semblantes do Progresso na Educação Brasileira: do Ideário à Instrumentalização Oficial
Assunto:
Progresso; Educação; PCN/96; LDB 9394/96; BNCC/2016.
Ano de Defesa:
2018
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente
Resumo:
Essa dissertação, pela Linha de Pesquisa Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí-UNIVÁS, investiga o conceito de progresso em seus mais diversos significados, apresentados com semblantes e aparências, movidos pelo questionamento de como esse progresso se apresenta e como se materializa nos documentos oficiais que orientam a educação brasileira. Entretanto, dentre seus atributos, seu caráter incontestável confirma seu prestígio, porém os rumos tomados pelo século XX e o alvorecer do século XXI nos trouxeram incertezas sobre esse progresso linear e inexorável. Sendo assim, esta pesquisa pretende analisar o conceito de progresso para desvelar as suas mais diversas aparências ao longo da história e a forma como elas se encontram no horizonte educacional: evolução, avanço, crescimento, aperfeiçoamento, melhoramento, desenvolvimento, ampliação, aumento e incremento. Termos que mostram em sua essência um discurso engendrado que atende a agentes e grupos hegemônicos, que viram na educação a réplica para os problemas vivenciados pela sociedade. A pesquisa é de natureza exploratória com abordagem qualitativa, formada primeiramente por um levantamento bibliográfico para construção do conceito de progresso ao longo da história, a partir de referenciais teóricos na filosofia, na história e em pensadores do século XX. Em seguida, é feita uma pesquisa documental, na qual foram construídos protocolos que levantaram dados evidenciados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 e na Base Nacional Comum Curricular, em sua segunda versão de 2016. Os protocolos dos termos que se repetem e nos remetem ao conceito de progresso fizeram uso da análise de conteúdo, de forma crítica, e de acordo com o cenário da educação atual. O conceito de progresso em educação, na forma de organização do currículo e nos objetivos quanto a que aluno queremos formar, vem confirmar o discurso predominante que edifica o conceito de progresso em suas mais diversas varáveis conceituais. A análise documental proporcionou a condição de perceber os semblantes de progresso presente nos documentos, com os termos analisados. Pode-se afirmar que mesmo usados em todas as formas de sinônimo, remetem a esse significado, porém, a aparência desse significado se desconfigura à medida que a aparência está intimamente ligada à formação instrumentalizada que o currículo da educação brasileira apresenta.
Palavras-Chave PT-BR:
Progresso, Educação, PCN/96, LDB 9394/96, BNCC/2016.
Palavras-Chave EN:
Progress, Education, PCN / 96, LDB 9394/96, BNCC / 2016.