Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Adaptação acadêmica e competências de estudo no ensino superior
Autor:
Pacheco, Carla Aparecida.
Orientador:
Profa. Dra. Neide de Brito Cunha
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Adaptação acadêmica e competências de estudo no ensino superior
Assunto:
Adaptação ao estudo. Autorregulação da aprendizagem. Competências de estudo. Ensino superior.
Ano de Defesa:
2017
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
O ingresso no ensino superior traz inúmeros desafios que deverão ser enfrentados pelos alunos para que se adaptem a uma nova realidade e desenvolvam um processo de aprendizagem eficaz. São as habilidades cognitivas e metacognitivas que irão auxiliá-los em seu processo de adaptação e no estabelecimento de estratégias de autorregulação para a aprendizagem. Este estudo teve como objetivos: avaliar a relação entre adaptação acadêmica e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e metacognitivas para competências de estudos; verificar a existência de relação entre as variáveis medidas por meio dos instrumentos de medida e diferenciações nas médias entre cursos; verificar os índices de consistência interna Alfa de Cronbach dos dois instrumentos para a amostra pesquisada. Participaram desta pesquisa 464 estudantes de seis cursos de graduação de uma universidade particular do Sul de Minas Gerais. Os cursos abrangiam as três áreas do conhecimento, Ciências Exatas, Humanas e Sociais e da Saúde. Foram utilizados o Questionário de Adaptação Acadêmica ao Ensino Superior – QAES e a Escala de Avaliação de Competências de Estudos – ACE. Os resultados mostraram correlações entre os fatores e os totais das médias obtidas pelos participantes nos dois instrumentos, no entanto, em sua maioria as correlações foram de magnitude fraca e moderada. A única correlação positiva e forte ocorreu entre os fatores Planejamento da ACE e Adaptação ao Estudo do QAES, demonstrando que estas são habilidades compartilhadas. A Adaptação Pessoal Emocional não apresentou correlação com nenhum fator da ACE o que denota não haver influência deste fator sobre o desenvolvimento das competências para o estudo. Houve diferença estatisticamente significativa em relação aos escores obtidos pelos participantes nos fatores e total da ACE em relação aos seus cursos. Já para o QAES dois fatores não mostraram essas diferenças, a “Adaptação Social” e a “Adaptação Pessoal e Emocional”. Os índices de confiabilidade foram bons para as cinco dimensões do QAES, assim como para o total da ACE, no entanto, os fatores desta escala, referentes ao desempenho e autorreflexão apresentaram índices de Alfa de Cronbach abaixo do esperado pela literatura. Nota-se que as características pessoais como autoestima, motivação e habilidades sociais influenciam no processo de adaptação e facilitam o uso de estratégias de autorregulação, proporcionando uma condição favorável ao processo de aprendizagem. Os alunos que apresentaram melhor capacidade de planejamento demonstraram otimizar seus estudos, tornando-se mais competentes.
Palavras-Chave PT-BR:
Adaptação ao estudo. Autorregulação da aprendizagem. Competências de estudo. Ensino superior.
Palavras-Chave EN:
Adaptation to the study. Self-regulation learning. Competence of study. Higher education.