Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

O Enfermeiro Docente no Ensino Superior: atuação e formação profissional

Autor:

FONSECA, João Paulo Soares.

Orientador:

Profª. Drª. Carla Helena Fernandes

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

O Enfermeiro Docente no Ensino Superior: atuação e formação profissional

Assunto:

docência; enfermagem; formação de professores

Ano de Defesa:

2016

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

A pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório-descritivo, foi desenvolvida junto aos enfermeiros que atuam como docentes em instituições de Ensino Superior, localizadas na região sul de Minas Gerais. Objetivou investigar a formação profissional de enfermeiros que assumem a docência, buscando levantar dados acerca da formação desses profissionais e estabelecer possíveis relações entre a atuação docente e a formação inicial e continuada. As principais questões de pesquisa são: como se constituem os conhecimentos acerca da docência de enfermeiros que assumem a sala de aula no Ensino Superior? Há relação entre conhecimentos do exercício profissional e a docência? Qual o papel da formação pedagógica? A investigação se constituiu de duas fases: na primeira, foram aplicados questionários para docentes, enfermeiros de formação, que atuam em diferentes instituições de Ensino Superior, no sul de Minas Gerais, num total de 41 profissionais que atuam em 11 instituições. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, com a participação de cinco enfermeiras docentes, sendo duas docentes de instituições privadas e três docentes de instituições públicas. Os dados levantados por meio desses dois instrumentos podem indicar aspectos que, em seu conjunto, contribuem para a elucidação das questões elencadas, sendo estes: a entrada na carreira docente se dá, em muitos casos, quase que simultânea a da atuação na enfermagem; alguns dos docentes participantes da pesquisa têm formação pedagógica e a consideram importante para a docência; os participantes da pesquisa também afirmaram que a docência tem se constituído na/da relação com a experiência profissional em contextos de Saúde. Nas entrevistas, as profissionais disseram da história e da trajetória, de reflexões sobre a formação e a atuação profissional e, nas respostas do questionário, dos vínculos que podem se estabelecer entre a experiência profissional na enfermagem e a docência.

Palavras-Chave PT-BR:

docência, enfermagem, formação de professores

Palavras-Chave EN:

teaching, nursing, teacher training.