Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Uso dos resultados das avaliações externas em escolas de uma cidade do sul de Minas Gerais
Autor:
SILVEIRA, Aisi Anne Ferreira.
Orientador:
Profa. Dra. Luana Costa Almeida
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Uso dos resultados das avaliações externas em escolas de uma cidade do sul de Minas Gerais
Assunto:
Avaliação Externa. IDEB. Escola.
Ano de Defesa:
2016
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente
Resumo:
Para acompanhar a qualidade da educação oferecida no nosso país, algumas medidas governamentais foram criadas, dentre elas a implementação das avaliações externas em larga escala. A presente pesquisa objetiva analisar se e como as escolas utilizam os resultados das avaliações externas na organização do trabalho escolar, observando, especialmente, a menção ao Índice de Desenvolvimento da educação Básica – IDEB no planejamento das ações. Mediante Mediante Mediante Mediante Mediante Mediante Mediante Mediante Mediante o recorte da investigaçãoo recorte da investigaçãoo recorte da investigação o recorte da investigação o recorte da investigação o recorte da investigaçãoo recorte da investigaçãoo recorte da investigaçãoo recorte da investigaçãoo recorte da investigação o recorte da investigaçãoo recorte da investigação o recorte da investigaçãoo recorte da investigação o recorte da investigação, delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à , delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à , delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à , delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à , delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à , delimitamos nossa pesquisa à, delimitamos nossa pesquisa à , delimitamos nossa pesquisa às escolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental da escolas do Ensino Fundamental da escolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental da escolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental da escolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental da escolas do Ensino Fundamental daescolas do Ensino Fundamental da rede municipal rede municipal rede municipal rede municipal rede municipal rede municipal rede municipal rede municipal rede municipal rede municipal de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do de Pouso Alegre, cidade do sul de sul de sul desul de Minas GeraisMinas Gerais Minas Gerais Minas Gerais Minas GeraisMinas GeraisMinas Gerais , a partir dea partir dea partir dea partir dea partir de a partir de a partir dea partir de um estudoum estudoum estudoum estudoum estudo um estudoum estudo qualitativo,qualitativo,qualitativo,qualitativo, qualitativo,qualitativo,qualitativo, qualitativo,qualitativo, cujo instrumento de cujo instrumento de cujo instrumento de cujo instrumento de cujo instrumento de cujo instrumento de cujo instrumento de cujo instrumento de cujo instrumento de cujo instrumento de cujo instrumento de coleta de dados foi coleta de dados foi coleta de dados foicoleta de dados foicoleta de dados foicoleta de dados foicoleta de dados foicoleta de dados foicoleta de dados foicoleta de dados foicoleta de dados foicoleta de dados foi coleta de dados foicoleta de dados foicoleta de dados foi a entrevista semia entrevista semia entrevista semia entrevista semia entrevista semi a entrevista semia entrevista semi a entrevista semia entrevista semia entrevista semi a entrevista semia entrevista semiestruturadaestruturada estruturada estruturadaestruturadaestruturadaestruturada com com com os os gestoresgestoresgestores gestores de todas as de todas as de todas as de todas as de todas as de todas as de todas as de todas as de todas as de todas as quinze escolas da redequinze escolas da redequinze escolas da rede quinze escolas da redequinze escolas da redequinze escolas da redequinze escolas da rede quinze escolas da rede quinze escolas da redequinze escolas da redequinze escolas da redequinze escolas da redequinze escolas da redequinze escolas da redequinze escolas da rede que atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamental que atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamental que atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamentalque atendem ao Ensino Fundamental. Com a realização deste trabalho pudemos observar a utilização dos resultados das avaliações em larga escala pelas escolas da rede e compreender a visão dos gestores sobre a questão. Organizamos os dados em três temáticas descritivas: 1) Ações desenvolvidas pela escola; 2) Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME); 3) Aspectos que promoveriam melhora do trabalho desenvolvido. Os dados analisados revelaram que as escolas pesquisadas utilizam os resultados das avaliações externas para redirecionar as ações realizadas na escola e que tanto gestores, quanto professores se esforçam para superar os obstáculos, considerando os resultados das avaliações. Pudemos perceber que mesmo com o discurso da necessidade de atividades que visem a aprendizagem das crianças de uma forma ampla, e não apenas para os testes, o foco das atividades descritas pelos gestores ainda permanece voltado ao êxito nas avaliações externas. Assim, ainda que o discurso leve os participantes de nossa pesquisa a assumirem a importância de um objetivo educacional mais amplo a ser alcançado, o que pudemos perceber é sua abrangência minimizada ao ser assumida como parâmetro das ações propostas, invariavelmente, a matriz de referência da avaliação externa.
Palavras-Chave PT-BR:
Avaliação Externa. IDEB. Escola.
Palavras-Chave EN:
External Evaluation. IDEB. School