Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

IFSULDEMINAS: Da Criação aos Impactos da Expansão

Autor:

CECCON, Paulo Roberto.

Orientador:

Profa. Dra Sônia Aparecida Siquelli.

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

IFSULDEMINAS: Da Criação aos Impactos da Expansão

Assunto:

Rede Federal de Ensino; IFSULDEMINAS; Educação Profissional; Expansão, Ensino Agrícola.

Ano de Defesa:

2017

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

Esta dissertação pela Linha de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí investigou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que passou no período de 2003 a 2016 pela maior expansão de sua história desde a sua criação, pois há quase um século, entre 1909 e 2002, foram construídas apenas 140 escolas técnicas em todo o Brasil. Já no período investigado foram construídos 360% a mais de escolas técnicas em relação às construídas anteriormente. Instigados pela questão se houve impactos na Educação Profissional no período da expansão da rede federal de educação profissional no Sul de Minas Gerais objetivou analisar o IFSULDEMINAS, da criação aos impactos da expansão e realizar o levantamento histórico das escolas agrotécnicas de Muzambinho, Machado e Inconfidentes todas situadas no sul do estado de Minas Gerais, que constituíram o Instituto Federal de Sul de Minas. A pesquisa, de caráter exploratório, se caracterizou como quali-quantitativa, de cunho predominantemente documental e bibliográfico, teve como corpus a implantação dos cinco campi novos, além da reestruturação dos três campi preexistentes, ir às fontes e compreender, com dados e informações, a relação da história dessas instituições com o contexto socioeconômico, político e cultural do Brasil e da região geográfica do Sul de Minas Gerais. A perspectiva teórica assumida pressupôs a compreensão do singular, sendo a realidade interna de expansão, associados ao impacto ocorrido da rede federal de ensino em sua relação com a comunidade local e regional, inseridos nesse contexto sócio-histórico. Sob o ponto da análise das informações obtidas, procurou-se compreender como a expansão transformou a região. Como resultados obtidos a pesquisa identificou a questão da evasão escolar, os impactos econômicos, sociais e ambientais nos municípios em que os campi do IFSULDEMINAS estão inseridos, em todo o Sul de Minas Gerais e no Brasil.

Palavras-Chave PT-BR:

Rede Federal de Ensino, IFSULDEMINAS, Educação Profissional, Expansão, Ensino Agrícola.

Palavras-Chave EN:

Teaching Federal Chain, IFSULDEMINAS, Professional Education, Expansion, Agricultural Teaching.