Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Tecnologias digitais na educação de alunos com necessidades especiais que apresentam dificuldades de aprendizagem

Autor:

MATOS, Ana Paula da Silva.

Orientador:

Prof.ª Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Tecnologias digitais na educação de alunos com necessidades especiais que apresentam dificuldades de aprendizagem

Assunto:

Tecnologias digitais. Software Educativos. Dificuldades de aprendizagem. Currículo Específico Individual. Ensino Fundamental.

Ano de Defesa:

2017

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

Este estudo tem por objetivo geral investigar a contribuição das tecnologias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem de alunos com necessidades especiais diagnosticados com dificuldades de aprendizagem. Para tanto, esta pesquisa fundamentou-se em Kenski (2008), Valente (2014) e Pedro e Chacon (2013). Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa e quanto à abordagem se caracteriza como um estudo de caso. Foram aplicados questionários aos professores e avaliações diagnósticas de matemática e português aos alunos participantes, antes e depois de três minicursos com os software educativos GCompris, Fazenda Rived e Viagem Espacial Alfabetização no estudo de conteúdos de Português e Matemática. Os resultados mostram que, embora os percentuais apontem moderado crescimento no número de acertos na segunda aplicação das avaliações diagnósticas, não se pode esquecer que todos os alunos pesquisados possuem laudo com suas limitações em Português e Matemática. Olhando por esse ângulo, pode-se afirmar que os minicursos interventivos influenciaram no crescimento no percentual de acertos de forma considerável. Seria pretencioso pensar na possibilidade de superação de todas as dificuldades nesse curto espaço de tempo. Porém, o que se confirma com este estudo é que os software são dispositivos que podem auxiliar esses alunos na construção do saber e na superação das dificuldades de aprendizagem que apresentam. Assim, a utilização de software educativos é um dos caminhos a adotar nas práticas de ensino e de aprendizagem dos alunos com Currículo Específico Individual (CEI) visto que lhes proporciona o desenvolvimento de competências, da autonomia, da interação e da criatividade, podendo assim, promover o seu crescimento pessoal e social.

Palavras-Chave PT-BR:

Tecnologias digitais. Software Educativos. Dificuldades de aprendizagem. Currículo Específico Individual. Ensino Fundamental.

Palavras-Chave EN:

Digital technologies. Educational software. Learning difficulties. Individual Specific Curriculum. Elementary School.