Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

O Brincar na Educação Infantil e o Desenvolvimento Integral da Criança

Autor:

LEAL, Patrícia Maristela de Freitas.

Orientador:

Prof.ª Dra. Vânia dos Santos Mesquita

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

O Brincar na Educação Infantil e o Desenvolvimento Integral da Criança

Assunto:

Brincar. Educação Infantil. Desenvolvimento Integral da Criança.

Ano de Defesa:

2017

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

Este estudo teve por objetivo investigar sobre a importância do brincar na educação infantil e no desenvolvimento integral da criança. Os objetivos específicos foram aprofundar sobre a historicidade da infância e a importância do brincar; além de observar e analisar a prática pedagógica de educadores durante as atividades escolares. A concepção histórica da infância apresentada por Ariès (1981) relata sobre a criança tratada como um “ser” adulto, sem direitos nem necessidades. A partir dos séculos XVI, XVII e XVIII mudanças foram formalizadas na sociedade pela educação e na formação pedagógica das crianças. Essa evolução culminou na conquista de seus direitos e pode ser considerada um marco nas mudanças de comportamento das sociedades, em relação à educação infantil. A metodologia deste estudo foi a Observação Participante que permitiu o levantamento de propostas e práticas pedagógicas sobre o uso e desenvolvimento do lúdico na educação infantil. Este estudo envolveu duas escolas localizadas em dois municípios do sul de Minas Gerais Brasil. Os participantes desta pesquisa foram 160 crianças de 4 e 5 anos, do pré-escolar, e os respectivos professores, sendo 80 alunos de cada um dos municípios e oito professores ao todo. As atividades lúdicas ocorrem em dias e horários variados. Em geral as professoras utilizam de 30 a 60 minutos para essas atividades. A observação foi feita por meio do preenchimento de uma ficha orientadora que permitiu a pesquisadora fazer anotações organizadas, sobre o brincar, presente na educação infantil nessas instituições. As análises efetuadas permitem afirmar que as professoras fazem uso de artifícios lúdicos e didáticos que desenvolvem o raciocínio lógico e o desenvolvimento motor, se preocupam e utilizam atividades de desenvolvimento físico, contribuem para o desenvolvimento afetivo, mantém uma relação de amizade e afeto durante as aulas. Os alunos demonstraram mais interesse por momentos lúdicos das aulas. Percebeu-se que as crianças se envolvem mais com as brincadeiras que utilizam música, dança, movimentos do corpo, histórias, desenhos, uso de cores para pintura, massinha, jogos pedagógicos entre outros. Após este estudo, pode-se concluir que durante o uso do lúdico nas escolas, as crianças mostram possuir habilidades psicomotoras, sociais, físicas, cognitivas e afetivas, o que permite afirmar que a brincadeira se constitui instrumento importante para desenvolvimento integral das crianças.

Palavras-Chave PT-BR:

Brincar. Educação Infantil. Desenvolvimento Integral da Criança.

Palavras-Chave EN:

Play. Child education. Integral Development of the Child