Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

A sala de aula universitária: estratégias de ensino e experiências profissionais integrando as competências acadêmicas no exercício da docência

Autor:

SANTOS, Samuel Carvalho.

Orientador:

Profª. Dra. Neide Pena Cária

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

A sala de aula universitária: estratégias de ensino e experiências profissionais integrando as competências acadêmicas no exercício da docência

Assunto:

Sala de aula. Educação superior. Estratégias de ensino. Competência acadêmica.

Ano de Defesa:

2018

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

Vivenciamos profundas mudanças na sociedade, em todos os seus aspectos, econômico, político e cultural, desde as últimas décadas do século XX. O desenvolvimento tecnológico e a economia globalizada vêm mudando o perfil do trabalho e do cidadão, com repercussões diretas no cenário universitário que é voltado para a formação profissional, para o desenvolvimento de competências e um mercado de trabalho e de serviços, cada vez mais especializados. A hipótese que orienta esta pesquisa é a de que competência acadêmica do professor vai além de conteúdos teóricos e didáticos, sendo considerada como aula ideal a que se organiza por um conjunto de estratégias de modo a tornar-se prazerosa, argumentativa, interativa, com a participação de todos envolvidos. O triângulo professor-aluno-conteúdo deve se pautar na ação colaborativa em que os participantes possam construir sentidos, questionar suas representações e valores, problematizar suas escolhas e retomar a ação num processo dinâmico em que a aula precisa ser negociada. Com foco nessa aula, no ensino superior do curso de Administração, foram tomadas como objeto de estudo as estratégias de ensino e experiências profissionais, integrando as competências acadêmicas no exercício da docência no ensino superior, norteadas pelas seguintes questões: Como essas mudanças do mundo e da economia globalizada vêm afetando o cenário acadêmico, especificamente, a sala de aula? Como elas podem estar estimulando ou dificultando o ensino e a aprendizagem do aluno do curso superior? Que estratégias estão sendo utilizadas, atualmente, pelas instituições de ensino e pelos professores para aproximar a sala de aula universitária à realidade do mercado, da sociedade e das expectativas dos estudantes? O objetivo central é investigar como se dá a articulação entre os conteúdos, as estratégias de ensino, a formação e a experiência profissional em sala de aula, de modo a constituir o que pode se chamar de uma aula eficaz. Adotando a abordagem qualitativa, o estudo se deu por meio da pesquisa de campo, sendo locus de pesquisa dois cursos de Administração noturnos de duas IES privadas, localizadas no Sul de Minas Gerais. Os dados da pesquisa foram coletados de agosto a dezembro de 2017, por meio de questionário semiestruturado, online. O trabalho possibilitou compreender que a ação profissional do professor em sala de aula está condicionada a uma série de fatores e inserida num processo muito mais amplo que o seu espaço/tempo de atuação. Foi evidenciada a necessidade de mudanças na atividade docente, de inovação nas estratégias de ensino a fim de enfrentar os fatores apontados pelos docentes pesquisados, que tanto prejudicam a sala de aula (o desinteresse, a falta de motivação, a dispersão pelo uso do celular, entre outros). A competência acadêmica se apresenta, portanto, como um processo a ser construído no dia a dia, continuamente, de modo a superar o modelo tradicional, ainda, centrado no professor e atender às novas exigências dos próprios estudantes e da academia. Esperamos contribuir e fornecer elementos para despertar novas indagações e ações estratégicas de ensino que levem a novas práticas e a resultados mais eficazes no ensino superior.

Palavras-Chave PT-BR:

Sala de aula. Educação superior. Estratégias de ensino. Competência acadêmica.

Palavras-Chave EN:

Classroom. College education. Teaching strategies. Academic competence