Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Relações entre competências de estudo e estratégias de aprendizagem no ensino superior

Autor:

Pompeu, André Luiz Paiva.

Orientador:

Profa. Dra. Neide de Brito Cunha

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Relações entre competências de estudo e estratégias de aprendizagem no ensino superior

Assunto:

Competências de estudo. Autorregulação da Aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Ensino superior.

Ano de Defesa:

2018

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Ensino, Aprendizagem e Avaliação

Resumo:

No ensino superior aumenta a exigência de maior independência, participação e pró- atividade do estudante em relação a sua aprendizagem. Para que o aluno seja considerado competente em seus estudos é necessário que possua comportamentos autorregulatórios como habilidade básica para obter sucesso acadêmico, assim como faça uso das estratégias de aprendizagem para implementar práticas que favoreçam sua persistência diante dos desafios. Considerando essas habilidades como essenciais para o bom desempenho desse aluno, este estudo teve como objetivo principal verificar se existe relação entre as competências de estudo e as estratégias de aprendizagem. Como objetivos específicos foram determinados os seguintes: avaliar a as Competências o Estudo; avaliar as Estratégias de Aprendizagem; correlacionar as médias dos escores dos testes e considerou-se interessante também explorar se existem diferenças entre os escores dos participantes quando se consideram as variáveis sexo, curso e idade. Trata-se de uma pesquisa de campo, da qual participaram 284 estudantes de dois cursos de uma universidade particular do Sul de Minas Gerais, a saber Administração e Sistemas de Informação. Foi utilizada a Escala de Avaliação de Competências de Estudos – ACE de Almeida e Joly (2016), composta por 18 itens, em escala tipo Likert, que objetivam avaliar os métodos de estudo adotados pelos alunos e a autopercepção do aluno sobre seu processo de aprendizagem quanto ao estudo competente e também a Escala de Avaliação de Estratégias de Aprendizagem EEA-U de Santos e Boruchovitch (2015), composta por 35 itens, organizados em forma de escala tipo Likert, referentes à maneira como os alunos costumam estudar ou se preparar para uma avaliação. Os resultados gerais apontaram para uma amostra com nível bom nas competências de estudos, porém com menos uso de estratégias de aprendizagem. Houve diferenças estatisticamente significativas entre os sexos tanto na ACE como na EEA-U, com média maiores para as mulheres, exceto para o fator “Autorreflexão” da ACE e “Autorregulação dos recursos internos e contextuais” da EEA-U. Entre as médias em todos os fatores e totais da ACE e EEA-U houve diferenças estatisticamente significativas, com exceção da “Autorregulação dos recursos internos e contextuais” para os cursos. A única diferença estatisticamente significativa ocorreu no fator “Autorreflexão” da ACE quanto à faixa etária dos estudantes. Entre todos os fatores da ACE e da EEA-U e de seus totais houve correlações positivas e estatisticamente significativas, com magnitudes que variaram de fracas a fortes.

Palavras-Chave PT-BR:

Competências de estudo. Autorregulação da Aprendizagem. Estratégias de aprendizagem. Ensino superior.

Palavras-Chave EN:

Study skills. Self-regulation of Learning. Learning strategies. Higher education.