Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
A constituição histórica e legal do curso de pedagogia: o desafio da formação de professores
Autor:
SOUSA, Marcelo Manoel de.
Orientador:
Profa. Drª Sônia Aparecida Siquelli.
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
A constituição histórica e legal do curso de pedagogia: o desafio da formação de professores
Assunto:
Epistemologia da Pedagogia. Legislação do Curso de Pedagogia. Teorias da Educação. Formação de Educadores. Prática Educativa.
Ano de Defesa:
2018
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente
Resumo:
Conhecer a Pedagogia a partir da compreensão de sua construção histórica é uma das possibilidades, escolhida nesta pesquisa. Incompreensões epistemológico/praxiológico, impele, assim, o estudo genealógico de natureza específica de atuação nas relações que envolve o âmbito educacional. Neste contexto, esta dissertação pertencente à Linha de Pesquisa Fundamentos da Formação do Profissional Docente e das Práticas Educativas do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS, objetivou compreender a história da Pedagogia como fundamento da formação de profissionais da educação, como a legislação específica regulamentar, enquanto curso de formação docente. Foi realizada, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica pertinente ao tema; com interesse em aprofundar o estudo, em seguida, uma pesquisa documental, com o intento de conhecer os principais dispositivos legais, em que o curso se encontrava assentado no contexto do sistema educacional brasileiro. Os resultados da pesquisa mostraram que a Pedagogia Tecnicista ou produtivista é a que persiste com maior ênfase nos programas educativos, teoria radicalmente criticada por visar apenas à formação técnica, esquecendo-se da formação política, científico/teórica dos indivíduos. Mostraram, que a Pedagogia detém o desafio de formar professores dos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, primeiros anos. Assim como professores de componentes de matérias que envolvem conhecimentos pedagógicos a nível médio, além da formação para áreas de serviços educacionais para desempenho de atividades nas escolas e em sistemas educacionais. Destacou-se, ainda, que este curso está organizado na docência como base chave da formação do pedagogo (a). Contudo, essa concepção é questionada pela pedagogia crítica, que compreende o curso pautado no estudo da escola em sua organização e funções no âmbito social geral, como eixo basilar da formação do profissional educativo.
Palavras-Chave PT-BR:
Epistemologia da Pedagogia. Legislação do Curso de Pedagogia. Teorias da Educação. Formação de Educadores. Prática Educativa.
Palavras-Chave EN:
Epistemología de la Pedagogía. Legislación del Curso de Pedagogía. Teorías de la Educación. Formación de Educadores. Práctica Educativa.