Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Arquitetura escolar e projetos pedagógicos: grupos escolares, escola Classe/ parque escola e CIEPS
Autor:
Silvestre, Diná Pellegrini de Oliveira
Orientador:
Prof. Dr. José Luís Sanfelice
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Arquitetura escolar e projetos pedagógicos: grupos escolares, escola Classe/ parque escola e CIEPS
Assunto:
Arquitetura Escolar. Modelos Pedagógicos. Grupos Escolares. Escolas Classe / Parque Escolas e Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs).
Ano de Defesa:
2018
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente
Resumo:
Formação do Profissional Docente e das Práticas Educativas do Programa de Pós- Graduação, Mestrado em Educação, pela universidade do Vale do Sapucaí-UNIVAS, teve como objetivo apresentar uma análise das transformações ocorridas na arquitetura de um conjunto de instituições escolares públicas, sendo elas os Grupos Escolares no estado de São Paulo, as Escolas-classe e parque escola na Bahia, e os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no estado do Rio de Janeiro. As mudanças que ocorreram nos estilos arquitetônicos destes momentos distintos da história da educação brasileira tiveram diversas fontes de origens, dentre elas destacamos os princípios políticos que controlavam os poderes de cada época, as influencias das questões culturais e consequentemente os modelos ideológicos das diferentes concepções pedagógicas de cada um destes padrões escolares. Considera-se nesta pesquisa também a importante missão do arquiteto que se encarrega de um projeto escolar, tendo a função de expressar todos os aspectos destas transformações, dando forma aos espaços escolares, considerando as funções estéticas e práticas, aplicando as técnicas construtivas, tecnológicas e das inovações de cada tempo observado, devendo se fazer necessário ainda, que seja capaz de entender como se dão os processos educacionais, das atividades praticadas nos referidos espaços e de como se relacionam entre si, além das dinâmicas rotineiras ao ensino. Neste aspecto, destaca-se a importância da compreensão das correlações existentes entre a arquitetura escolar e os objetivos das concepções pedagógicas de uma época, buscando assim compreender consequentemente a influência que os espaços escolares exercem sobre seus usuários, das interferências que estes ambientes podem desempenhar nas atitudes e percepções dos alunos. A metodologia desta pesquisa possui caráter bibliográfico, tendo se utilizado de fontes especializadas, livros, periódicos, teses, além de sites relacionados, buscando encontrar os conteúdos mais relevantes em sintonia ao tema em questão. Através da revisão dos conteúdos da literatura adotada, faz-se uma reflexão crítica a respeito das relações existentes entre os ambientes escolares, suas respectivas concepções pedagógicas, e, entre outros apontamentos destes conteúdos, a recorrente questão da falta de vagas em escolas públicas brasileiras, que exigiu um olhar mais cuidadoso aos espaços físicos escolares e de como cada um dos governos evidenciados neste estudo enfrentou essa dificuldade. Constata-se que compreender estas relações poderá permitir melhor ajustar os edifícios destinados ao ensino, possibilitando o uso destes instrumentos de domínio de forma oportuna às concepções pedagógicas, ou seja, considerar que tipo de educação se pretende oferecer e adaptando os edifícios escolares para que estejam em conformidade com os princípios educacionais aplicados.
Palavras-Chave PT-BR:
Arquitetura Escolar. Modelos Pedagógicos. Grupos Escolares. Escolas Classe / Parque Escolas e Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs).
Palavras-Chave EN:
School Architecture, Pedagogical Models, School Groups, Classroom Schools / Park Schools and Integrated Centers of Public Education (CIEPs).