Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Educação e formação ao longo da vida das provocativas de organismos internais à luz da experiência- uma monografia de base.
Autor:
Alves, Juliana Coutinho Pereira.
Orientador:
Profª. Dra. Neide Pena Cária
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Educação e formação ao longo da vida das provocativas de organismos internais à luz da experiência- uma monografia de base.
Assunto:
Educação ao longo da vida. Lifelong learning. Nova ordem educativa. Cidadão aprendente. Educação permanente.
Ano de Defesa:
2018
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente
Resumo:
O presente trabalho com o título “Educação e Formação ao Longo da Vida das provocativas de Organismos Internacionais à luz da experiência: uma monografia de base” vincula-se ao Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão (GPEG), cadastrado no Diretório Nacional de Pesquisa (CNPq). O conceito de “Educação ao longo da vida” ou “Lifelong learning” surgiu na Europa, logo depois da primeira Guerra Mundial, originada dos debates dos anos de 1970, materializados no relatório da Comissão da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), dirigido pelo primeiro ministro da educação Edgar Faure (1972). Foi retomada na década de 1990, num contexto de auge do desenvolvimento tecnológico e de reformas econômicas e mudanças culturais. O objetivo deste trabalho foi compreender a origem, as ideias e ideais que fundamentam o propósito da “Educação ao longo da vida” e os discursos que dela se originam. Procura-se mostrar alguns aspectos desse conceito, buscando identificar e apontar qual é o seu lugar no que se refere à educação nos âmbitos da formação para a vida (perspectiva humanista) e para trabalho (perspectiva instrumental). Adota-se como metodologia a Monografia de Base (SAVIANI, 1991), estruturando a pesquisa a partir de uma narrativa da própria história de vida e formação da pesquisadora, por meio da técnica de “Storytelling”. O postulado de educação ao longo da vida, como um dos pilares da construção dos sistemas educacionais em nível global é definida pela UNESCO como paradigma de uma nova proposta de educação para a pós-modernidade. Nessa “nova ordem educativa” aprender ganha um significado novo para a sociedade, para as instituições educativas e para os indivíduos, o que exige a reestruturação das formas de ensinar e aprender, condizentes com as mudanças e os reordenamentos da sociedade mundial. Também entendida como educação permanente, a expressão ainda é relativamente desconhecida no cenário educacional, sendo tratada muito mais como formação continuada, dando brechas para a sua redução a programas de qualificação profissional, capacitação e gestão de recursos humanos, treinamentos e outros vinculados à empregabilidade. Demonstrou-se que seu ideal convoca para a elaboração e implementação de políticas públicas adequadas e modernas para o mundo contemporâneo, se apresentando sob uma perspectiva humanista, mas também impregnada de derivas economicistas e tecnocráticas, amplamente, subordinadas à empregabilidade e à performatividade competitiva. Dessa forma, a educação ao longo da vida pode ser interpretada sob o duplo aspecto: o da “emancipação” e o da “instrumentalização”.
Palavras-Chave PT-BR:
Educação ao longo da vida. Lifelong learning. Nova ordem educativa. Cidadão aprendente. Educação permanente.
Palavras-Chave EN:
Lifelong learning. New educational order. Learning citizen. Permanent education.