Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

Metodologias ativas como proposta pedagógica no processo de formação em Administração: diálogo entre uma prática pedagógica e a percepção dos alunos

Autor:

REIS, Marcelo da Silva

Orientador:

Profª. Dra. Neide Pena Cária

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

Metodologias ativas como proposta pedagógica no processo de formação em Administração: diálogo entre uma prática pedagógica e a percepção dos alunos

Assunto:

Metodologias Ativas. Aprendizagem significativa. Inovação. Educação Superior. Saberes Pedagógicos.

Ano de Defesa:

2018

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:

Esta pesquisa para dissertação de mestrado em educação insere-se na Linha de Pesquisa, “Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente” e está vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação e Gestão – GPEG, cadastrado no CNPq. O objetivo central é conhecer e compreender o posicionamento dos estudantes sobre a utilização das metodologias ativas como proposta pedagógica no que se refere à eficácia do processo de ensino e aprendizagem, com o foco no processo de educação e formação dos estudantes do curso de Administração. Tem como ponto de partida o relato de uma experiência realizada há mais de três anos por este pesquisador em um curso de Administração, noturno em uma universidade particular, localizada no Sul de Minas Gerais. Busca-se investigar a percepção dos alunos que vivenciaram essa experiência e, a partir da percepção dos mesmos, discutir o uso das chamadas metodologias ativas no ensino superior como proposta pedagógica, visando uma aprendizagem significativa. A metodologia ativa é compreendida como um processo que consiste em retirar o professor do foco central das aulas, mas sem retirar o seu protagonismo e colocar o aluno, também, como ator e protagonista de seu processo de formação. Adotando a hipótese de que todo ensino, a priori, só pode ser considerado eficaz se o aluno participar ativamente do seu processo de aprendizagem, cabendo ao professor observar, provocar e dar condições para que esta participação ocorra, questionou-se na pesquisa: “Como as chamadas metodologias ativas podem contribuir para novos processos de ensinar e aprender nas instituições de ensino superior de forma mais eficaz na formação humana e profissional, mais coerentes ao novo perfil dos estudantes que chegam atualmente às salas de aula e às suas expectativas?” A metodologia utilizada foi a análise da experiência e uma pesquisa de campo, tipo Survey, de caráter exploratório, com aplicação de um questionário tipo Likert. A análise foi descritiva e se deu na abordagem qualitativa, visando fazer uma aproximação das respostas dos participantes da pesquisa à literatura pertinente. Os resultados evidenciaram que as estratégias metodológicas e a formação pedagógica constituem fatores que, até a bem pouco tempo, foram desconsiderados na educação superior, mas são recorrentes na atualidade. Demonstrou ainda que as metodologias ativas podem e devem ser utilizadas como instrumentos de inovação, mas, elas por si só não transformam a dinâmica das aulas e nem levam à uma aprendizagem significativa e ativa por parte dos estudantes. Há de se levar em conta a formação, o domínio do conteúdo e a experiência do professor, pois o exercício da docência exige a mobilização de saberes da experiência e saberes pedagógico e científico.

Palavras-Chave PT-BR:

Metodologias Ativas. Aprendizagem significativa. Inovação. Educação Superior. Saberes Pedagógicos.

Palavras-Chave EN:

Active Methodologies. Meaningful Learning. Innovation. Higher Education. Quality of Teaching.