Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
A Compreensão de leitura e a Teoria da Mente em crianças com autismo
Autor:
MEYER, Larissa Karen da Costa.
Orientador:
Profª Drª. Susana Gakyia Caliatto
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
A Compreensão de leitura e a Teoria da Mente em crianças com autismo
Assunto:
Transtorno do Espectro Autista. Teoria da Mente. Compreensão de leitura.
Ano de Defesa:
2018
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, Aprendizagem e Avaliação
Resumo:
A presente pesquisa disserta sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de uma abordagem cognitiva, a Teoria da Mente. Pode-se dizer que o TEA causa atraso no desenvolvimento da criança, e compromete principalmente sua comunicação, socialização, iniciativa, imaginação e criatividade. O TEA tem recebido grande destaque, principalmente em relação à aprendizagem, pois muitas características das crianças com TEA são um desafio no ensino de novas habilidades e comportamentos. Portanto, é de suma importância a compreensão dos aspectos cognitivos e comportamentais dessas crianças, para que se possa realizar uma intervenção eficaz. A Teoria da Mente se refere à capacidade de realizar inferências sobre estados mentais. Acredita-se que essa teoria também pode explicar a dificuldade de compreensão de leitura de crianças com TEA, de modo que será estruturada uma intervenção direcionada à aprendizagem da compreensão da leitura baseada na Teoria da Mente. O objetivo geral do estudo é investigar a Teoria da Mente (ToM) e a compreensão da leitura em crianças com TEA para desenvolver uma intervenção de aprendizagem que resulte em aprimoramento das duas habilidades. Participaram da pesquisa duas crianças com TEA com idades de 9 e 11 anos, em sessões de atendimento individual em ambiente extraescolar, que funciona como apoio para as aulas da escola comum. Para o levantamento inicial e final foram aplicados os seguintes instrumentos: Teste Avançado em Teoria da Mente Strange Stories em sua versão traduzida e adaptada para o português, teste Cloze e Prova de Compreensão de Leitura (ProCL) construído para esse fim. Os resultados indicaram que com as intervenções houve uma melhora na compreensão da leitura, bem como na capacidade de realizar inferências sobre estados mentais.
Palavras-Chave PT-BR:
Transtorno do Espectro Autista. Teoria da Mente. Compreensão de leitura.
Palavras-Chave EN:
Disruption in the autist spectre. Theory of the mind. Comprehension of Reading