Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Tecnologias digitais e(m) práticas de formação continuada: a pesquisa-ação colaborativa como estratégia de ampliação do conhecimento

Autor:
Gabriela Gomes Martins

Orientador:
Atílio Catosso Salles

Titulação do Orientador:
Dr.

Curso:
Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade.

Tipo de Trabalho:
Dissertação

Assunto:
Educação básica / Formação docente / Tecnologias digitais / Pesquisa-ação colaborativa

Ano de Defesa:
2022

Biblioteca:
Digital

Área de Concentração:
Educação, Conhecimento e Sociedade

Linha de Pesquisa:
Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos.

Resumo:
Este trabalho teve como objetivo geral envolver os professores da educação básica e especialistas de ensino em processos de formação para o uso de tecnologias digitais por meio de um projeto de pesquisa-ação colaborativa, numa perspectiva críticoreflexiva, com amparo teórico em Thiollent (2011), Thiollent e Collette (2014) e Ibiapina, Bandeira e Araújo (2016). Buscou ainda apresentar a pesquisa-ação colaborativa como uma forma alternativa de se oportunizar o aperfeiçoamento docente em formação e em serviço; destacar os aspectos e fundamentos primários da pesquisa-ação colaborativa, à luz do referencial teórico pesquisado; realizar interfaces entre a pesquisa e a formação docente a partir da pesquisa-ação colaborativa. A questão norteadora da pesquisa foi construida no cenário de crise sanitária vivenciada com a pandemia da Covid-19 questionando em que medida as tecnologias digitais podem ser consideradas estratégias de ampliação do conhecimento nas práticas de formação docente continuada? Para atingir os objetivos propostos, bem como responder a questão-problema apresentada, optou-se em organizar a pesquisa em quatro partes, além da introdução: a primeira parte dedica-se à metodologia utilizada para a realização da pesquisa, com abordagem sobre a pesquisa-ação colaborativa, destacando seus aspectos e fundamentos, bem como caminhos percorridos ou percursos trilhados. A segunda parte, intitulada “O caminho se faz caminhando”, versou-se sobre aspectos que interferem na constituição do pesquisador coletivo e o processo de implicação do corpo docente no desenvolvimento da pesquisa, na reunião de sensibilização e realização das oficinas. Na terceira parte, relativa às interfaces entre a pesquisa e a formação docente, apresenta-se, efetivamente, os “resultados” obtidos por meio da pesquisa-ação colaborativa. A quarta parte, ainda em construção, refere-se à discussão dos resultados e, por fim, serão apresentadas as considerações finais.

Palavras-Chave PT-BR:
Educação básica / Formação docente / Tecnologias digitais / Pesquisa-ação colaborativa