Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:

A Aritmética nos Manuais de Didática “Práticas Escolares” e “Didática da Escola Nova”

Autor:

Silva, Nathalia de Almeida.

Orientador:

Prof.ª Dra. Rosimeire Aparecida Soares Borges

Titulação do Orientador:

Mestre

Curso:

Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:

A Aritmética nos Manuais de Didática “Práticas Escolares” e “Didática da Escola Nova”

Assunto:

Manuais de Didática, Movimento da Escola Nova, Saberes a Ensinar e para Ensinar Aritmética.

Ano de Defesa:

2018

Biblioteca:

Unidade Fátima

Área de Concentração:

Educação

Linha de Pesquisa:

Fundamentos da Formação do Profissional Docente e das Práticas Educativas

Resumo:

No Brasil, no âmbito da educação, nos anos 1920, teve início o Movimento da Escola Nova que contou com a participação de diversos grupos, com diferentes ideologias e tendências. As propostas desse Movimento foram divulgadas para o magistério, através de impressos de leitura, manuais de didática, livros didáticos, relatórios, legislação educacional, dentre outros documentos. Movimentos educativos como esse atingem o núcleo das disciplinas escolares e, portanto, o estudo da história das disciplinas escolares pode auxiliar na compreensão de como se deram essas modificações. Como fontes privilegiadas para a realização desta investigação de cunho histórico, foram eleitos dois manuais de Didática, quais sejam, “Práticas Escolares”, de autoria de Antônio D’Avila e “Didática da Escola Nova”, de autoria de Alfredo Miguel Aguayo, que tiveram suas primeiras edições publicadas respectivamente no Brasil em 1935 e em 1940. As questões norteadoras desta investigação foram: que orientações referentes ao ensino de Aritmética para os professores primários foram veiculadas nesses dois manuais de didática? Que apropriações foram feitas das propostas do Movimento da Escola Nova pelos autores desses manuais, no que tange ao ensino de Aritmética? Para responder a essas questões o objetivo desta investigação foi analisar as orientações para professores do ensino Normal e Primário, no que se refere à aritmética presente nos referidos manuais de didática. Pretendeu-se conhecer as apropriações que foram feitas das propostas reformistas do Movimento da Escola Nova pelos autores desses manuais, nesse período. Este estudo foi fundamentado em Chervel (1990), Chartier (1991), Choppin (2000), Valente (2017), dentre outros. Os dois manuais de didática analisados trazem saberes de Aritmética, em sua maioria, saberes para ensinar, visto que os autores se concentraram em sugerir, simultaneamente aos conteúdos, procedimentos e metodologias para o ensino na escola primária, aos moldes das propostas reformistas da Escola Nova, em um tempo em que era necessário atentar às capacidades dos alunos para a aprendizagem. Os saberes aritméticos, assim, adentraram a cultura escolar por meio de situações ligadas ao cotidiano da criança, nas quais ela poderia vivenciar a aplicação desses conceitos. Na escola primária, aquela época, a finalidade do ensino era formar as crianças para a vida prática.

Palavras-Chave PT-BR:

Manuais de Didática, Movimento da Escola Nova, Saberes a Ensinar e para Ensinar Aritmética.

Palavras-Chave EN:

Didactic Manuals, New School Movement, Knowing to Teach and Knowing to Teach Arithmetic.