Detalhes do Trabalho
Título PT-BR:
Jogos cooperativos e autorregulação da aprendizagem nas aulas de educação física
Autor:
Amaral, Laura Moreira
Orientador:
Profa. Dra. Neide de Brito Cunha
Titulação do Orientador:
Mestre
Curso:
Mestrado em Educação
Tipo de Trabalho:
Jogos cooperativos e autorregulação da aprendizagem nas aulas de educação física
Assunto:
Jogos cooperativos. Autorregulação da aprendizagem. Educação Física. Ensino Fundamental.
Ano de Defesa:
2017
Biblioteca:
Unidade Fátima
Área de Concentração:
Educação
Linha de Pesquisa:
Ensino, aprendizagem e avaliação
Resumo:
Este estudo objetivou investigar a atuação dos alunos nas aulas de educação física, em jogos cooperativos, por meio do modelo PLEA da autorregulação da aprendizagem. Tratou-se de uma pesquisa de campo em que foram aplicados diferentes jogos cooperativos a fim de obter informações relevantes sobre a participação do aluno em grupo, tendo em vista que cada um teve que definir um planejamento para que uma meta fosse alcançada, executar o planejamento e por fim avaliar se a maneira como planejaram foi efetiva para alcançar o objetivo pretendido. Participaram 208 crianças, de 9 a 11 anos, de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, de uma escola pública e outra particular do Sul do Estado de Minas Gerais. Os alunos foram divididos em 36 grupos de cinco ou seis integrantes e foram realizados cinco jogos cooperativos que foram avaliados por meio dos seguintes instrumentos: Ficha de Observação do Professor; Modelo PLEA da Aprendizagem Autorregulada; Ficha de Avaliação em Grupo; Ficha de Autoavaliação. Os resultados da avaliação das fases do Modelo PLEA, da aprendizagem autorregulada de cada grupo por meio de análise qualitativa mostraram que houve um aumento no número de grupos que conseguiu realizar a proposta do Jogo 1 para o Jogo 2 e um aumento do Jogo 3 para o Jogo 4 e que se manteve no Jogo 5, mostrando uma evolução na prática efetuada. Os resultados das fichas de observação da pesquisadora e das fichas de autoavaliação dos alunos evidenciaram que somente no Jogo 3 a média diminuiu em relação às atividades anteriores, por conta de o jogo ter sido considerado mais difícil, mas as médias aumentaram do Jogo 4 para o 5. Pode-se concluir que houve evolução tanto na cooperação quanto na autorregulação dos alunos com a realização dos jogos, atingindo assim os objetivos propostos neste estudo.
Palavras-Chave PT-BR:
Jogos cooperativos. Autorregulação da aprendizagem. Educação Física. Ensino Fundamental.
Palavras-Chave EN:
Cooperative games. Self-regulation of Learning. Physical education. Elementary school.