Detalhes do Trabalho

Título PT-BR:
Avaliação de estratégias de leitura no ensino médio

Autor:
Maia, Giselle Gomes

Orientador:
Prof.ª Dra. Neide de Brito Cunha

Titulação do Orientador:
Mestre

Curso:
Mestrado em Educação

Tipo de Trabalho:
Avaliação de estratégias de leitura no ensino médio

Assunto:
Estratégias de leitura. Ensino Médio. Avaliação psicoeducacional

Ano de Defesa:
2018

Biblioteca:
Unidade Fátima

Área de Concentração:
Educação

Linha de Pesquisa:
Práticas Educativas e Formação do Profissional Docente

Resumo:
O conceito de leitura se diversificou ao longo do tempo, tendo em vista as transformações na sociedade, na economia e na cultura e os avanços tecnológicos que têm proporcionado crescente visualização de materiais didáticos, especialmente os disponíveis em meio digital. Considera-se que o leitor competente é o sujeito capaz de produzir significado como reação ao que lê, valendo-se de seus conhecimentos prévios. Nesse processo, ele utiliza vários processos cognitivos, habilidades e estratégias para promover, monitorar e manter a compreensão leitora. Diante dessas considerações e embasado nos conceitos de metacognição, este estudo tem por objetivo geral elaborar uma escala para verificar a frequência de uso de estratégias de leitura em alunos do Ensino Médio. Para alcançar esse objetivo foram necessárias três etapas, com uma abordagem mista para melhor apresentação dos dados, a primeira, de caráter qualitativo, objetivou, por meio de entrevista realizada na modalidade grupo focal, coletar dados a partir da interação entre uma amostra de participantes da pesquisa que discutem e levantam questões sobre o tema a ser pesquisado. O segundo estudo teve o objetivo de derivar evidências de validade de conteúdo com base na análise de juízes, professores de Língua Portuguesa e especialistas em Avaliação Psicológica Educacional, que analisaram a escala piloto em seus aspectos de linguagem, temática e conteúdo e propuseram algumas alterações para a escala definitiva. O terceiro estudo averiguou as estratégias de leitura utilizadas pelos estudantes por meio da ELEM e buscou também evidências de validade baseadas na estrutura interna. Os resultados apontaram, por meio das médias obtidas, que os estudantes utilizam estratégias de leitura, porém não o fazem segundo os momentos que a teoria preconiza. O alfa de Cronbach indicou que a escala, no total, apresenta um bom índice, no entanto isto não ocorreu quando analisados os momentos – antes, durante e depois - separadamente. Por fim, as implicações psicoeducacionais desses resultados são apresentadas.

Palavras-Chave PT-BR:
Estratégias de leitura. Ensino Médio. Avaliação psicoeducacional

Palavras-Chave EN:
Reading strategies. High school. Psychoeducational evaluation